Matrículas para alunos iniciantes nos Cursos de Línguas 2022/2 – Agosto a Dezembro/2022 Presencial e On-line

A partir de 2022/2, haverá oferta de turmas iniciantes nos cursos de línguas, nas modalidades PRESENCIAL ou ON-LINE.

As aulas on-line serão ao vivo, por meio da plataforma digital Microsoft Teams e as aulas presenciais serão realizadas no prédio do Núcleo de Línguas.

Entenda como se matricular:

INICIANTES são estudantes que não têm conhecimento prévio do idioma, ou que desejam iniciar seus estudos no primeiro nível do idioma (Alemão 1, Espanhol 1, Francês 1, Inglês 1 e Italiano 1).

NÃO INICIANTES são estudantes que estudaram ou que têm experiência com o idioma e desejam ingressar a partir do nível 2 do idioma. Nesse caso, devem fazer um teste de nivelamento para ingressar em turmas de níveis mais avançados.

Veja notícia sobre teste de nivelamento aqui.

Serão ofertados os seguintes cursos em 2022/2:

Idioma Duração total do curso Idade mínima para matrícula
Alemão 5 anos ou 10 semestres Maiores de 15 anos
Espanhol 4 anos ou 8 semestres Maiores de 15 anos
Francês 4 anos ou 8 semestres Maiores de 15 anos
Italiano 4 anos ou 8 semestres Maiores de 15 anos
Inglês Adultos 5 anos ou 10 semestres Maiores de 15 anos
Inglês Adolescentes 6 anos ou 12 semestres

Entre 11 e 12 anos cursando

6º ou 7º ano do ensino fundamental

Cada nível dos cursos tem uma têm carga horária semestral de 51 horas, correspondendo a 3 horas semanais, que podem ser ofertadas nos seguintes dias:

Segundas e Quartas – 2 encontros de 1h30

Terças e Quintas - 2 encontros 1h30

Sextas-feiras – 1 encontro de 3h

Sábados – 1 encontro de 3h

Período de matrícula:

1- Público prioritário: 5 a 11 de julho de 2022 - estudantes matriculados na rede pública de ensino:

Os estudantes que efetuarem matrícula nesse período devem comprovar vínculo com instituição de ensino, junto à secretaria do Núcleo de Línguas, conforme as orientações recebidas na matrícula on-line.

a. Estudantes da UFES, graduação ou pós-graduação;

- Cópia de RG e CPF;

- Cópia do horário individual/comprovante de matrícula atualizado.

b. Estudantes da rede pública matriculados no ensino fundamental, médio e superior;

- Cópia de RG e CPF do estudante e do responsável, se menor de 18 anos;

- Declaração atual de matrícula na Escola/Instituto/Faculdade/Universidade Pública.

* para adolescentes de 11 e 12 anos, a declaração da escola deve indicar o ano escolar em que o estudante está matriculado.

c. Estudantes de nível superior de instituições privadas, desde que sejam beneficiários de bolsas de estudos 100% dos programas sociais do governo federal, estadual ou municipal;

- Cópia de RG e CPF;

- Declaração de matrícula como bolsista da natureza indicada acima, informando o ano em curso.

2- Público gerala partir de 12 de julho de 2022 - vagas remanescentes destinadas a comunidade geral:

a. 11 e 12 anos (apenas inglês) - cursando 6º ou 7º ano do ensino fundamental.

- Cópia de RG e CPF do estudante;

- Cópia de RG e CPF do responsável;

- Declaração de matrícula da escola, indicando o ano escolar em que está matriculado.

b. A partir de 15 anos

- RG e CPF do estudante e do responsável, se menor de 18 anos;

A documentação deve ser enviada para a secretaria do Núcleo de Línguas, conforme as orientações recebidas na matrícula on-line.

Realização da matrícula:

Todo o procedimento é realizado pela internet no Portal do Candidato.

A escolha da turma, do dia, do horário e da modalidade on-line ou presencial será feita durante a matrícula de acordo com a disponibilidade de vagas nas turmas.

Valor da semestralidade:

R$ 710,00 (setecentos e dez reais), não incluso o material didático.

Início da aulas:

O período 2022/2 será realizado entre agosto e dezembro:

Dias de aula Início Término
Segundas e quartas 08/08/2022 14/12/2022