Informações gerais
Curso extensivo para adultos: Compreende 4 níveis de acordo com a nomenclatura do quadro Comum Europeu, divididos em 10 períodos sequenciados, de 51 horas de aula cada um, totalizando 510 horas, conforme equivalências a seguir:
Nivel equivalente do QECRL |
Carga horária |
Nível Programa Cursos de Línguas |
Carga horária do período |
A1 |
102 horas |
Alemão 1 |
51 horas |
Alemão 2 |
51 horas |
||
A2 |
102 horas |
Alemão 3 |
51 horas |
Alemão 4 |
51 horas |
||
B1 |
153 horas |
Alemão 5 |
51 horas |
Alemão 6 |
51 horas |
||
Alemão 7 |
51 horas |
||
B2 |
153 horas |
Alemão 8 |
51 horas |
Alemão 9 |
51 horas |
||
Alemão 10 |
51 horas |
1. Para os objetivos dos Cursos de Línguas é considerado adulto o aluno que tiver no mínimo 15 (quinze) anos de idade.
2. O termo ”sequenciado” significa gradação programática. Significa, também, que cada nível ou período tem como pré-requisito o nível ou período imediatamente anterior do mesmo curso.
3. Os certificados são emitidos após a conclusão de cada nível equivalente do QCERL . A carga horária para emissão do certificado é obtida, somando-se a carga horário que o aluno cursou no Programa de Extensão Cursos de Línguas.
Carga horária
A carga horária semestral de cada nível dos cursos de línguas é de 51 (cinquenta e uma) horas, sendo divididas em 45 (quarenta e cinco) horas de aulas síncronas (em que estudantes e professores interagem ao mesmo tempo, em dias e horários definidos na matrícula/ rematrícula) e 6 (seis) horas de atividades assíncronas.
As atividades assíncronas:
São consideradas assíncronas as atividades que se desenvolvem com algum grau de interação entre professores e alunos (ou entre alunos), ainda que essa interação não se dê simultaneamente. Desse modo, professores e alunos não precisam realizar uma atividade ao mesmo tempo como ocorre nas aulas on-line pela plataforma. As atividades serão propostas, em seu tempo, pelas equipes de professores. Cada atividade será postada em um momento na plataforma ou em outros recursos de comunicação (e-mail, por exemplo) e recebido no outro, obedecendo aos prazos-limites para entrega. Algumas dessas atividades contemplam compreensão de textos escritos ou gravados em mídia (leitura e auditiva), produção de textos (escrita) a partir de tópicos e/ou produção oral via mídia digital.
As atividades assíncronas estarão sujeitas a avaliação e serão supervisionadas pelas equipes de professores de cada idioma ministrado no Núcleo de Línguas.
Frequência e avaliação do desempenho:
A frequência mínima às aulas é de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada nível e curso.
Nos cursos sequenciais, os alunos são avaliados por um sistema de avaliação do desempenho representado pelos conceitos A, B, C e D, sendo este último equivalente a reprovação. Para ser aprovado, o aluno deverá obter o conceito mínimo C para ser aprovado. O conceito C significa que, em seu desempenho, o aluno atingiu 60% do total que dele se espera nas quatro “habilidades” (compreensão oral, produção oral, compreensão de leitura e produção escrita, nesta ordem de prioridades).