Cursos especiais
1. ALEMÃO CONVERSAÇÃO
Ementa e objetivos:
Desenvolvimento, em nível Avançado, de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua alemã, incluindo-se estudos de vocabulário, pronúncia, sintaxe, semântica, com ênfase na comunicação e compreensão oral, bem como discussões referentes à cultura dos países de língua alemã.
Programa
Jogos de estímulo à conversação. Discussão sobre artigos de jornais e revistas. Literatura. Férias e viagens. Vida saudável. Profissões e sucesso. Diferenças culturais.
Relacionamentos. Meio ambiente.
Nota: Esse programa é flexível, pois, sendo de conversação, estará aberto a sugestões dos alunos e a situações e fatos ocorridos no decorrer do curso.
Bibliografia
DREKE Michael, LIND Wolfgang . Wechselspiel: Sprachanlässe für die Partnerarbeit im kommunikativen Deutschunterricht. Arbeitsblätter für Anfänger und Fortgeschrittene. Langenscheidt: Berlin, München, Alemanha. 1986–2000.
BRINITZER, Michaela; DAMM, Verena: Grammatik Sehen. Arbeitsbuch für Deutsch als Fremdsprache. Hueber: Ismaning, Alemanha. 1999.
Revista Deutsch Perfekt . Spotlight Verlag GmbH. 1999-2011.
2. ALEMÃO PARA FINS ESPECÍFICOS: ENGENHARIA
Ementa:
Desenvolvimento, em nível A2, de competência linguística referente ao uso e compreensão da gramática da língua alemã no contexto profissional e universitário na área de engenharia.
O objetivo do curso é familiarizar o aluno com as palavras técnicas da engenharia e as estruturas gramaticais caraterísticas predominantes nos textos desta área (gráficos, manuais e outros) O aluno aprenderá a identificar e entender diferentes tipos textuais (descrições, gráficos, manuais entre outros) como também a se expressar sobre esses textos (oral e por escrito).
Programa e objetivos:
A. Tópicos e funções:
As áreas da engenharia e o curso universitário. Definições. Gráficos: descrição, comparação de texto e gráfico. Símbolos matemáticos. Números cardinais e ordinais. Frações. Número decimal. Conceitos básicos de química Nomenclatura química.
B. Gramática:
Verbos irregulares no presente e no perfeito; imperativo; voz passiva no presente e no perfeito; alternativas da voz passiva utilizando man; frases infinitivas com zu como alternativa para a voz passiva; verbos modais no conjuntivo II; advetivos –bar, - haltig, -frei, -fähig, - träge, -reich, -arm; preposições com acusativo ou dativo; declinação de adjetivos no nominativo, acusativo, dativo e genitivo; comparativo e superlativo; as conjunções bevor, solange, nachdem, während, als, bis, damit, weil, wegen, trotz;; advérbios pronominais.
C. Produção escrita e compreensão de leitura
Exercícios de redação de sentenças simples, bem como leitura de textos, todos referentes aos tópicos e funções relacionados em (1) acima.
Bibliografia:
BECKER, Norbert; BRAUNERT, Jörg: Alltag, Beruf & Co. 4 Kursbuch und Arbeitsbuch, Hueber: Ismaning, Alemanha,2009
BECKER, Norbert; BRAUNERT, Jörg: Alltag, Beruf & Co.5 Kursbuch und Arbeitsbuch, Hueber: Ismaning, Alemanha,2009
BUHLMANN, Rosemarie; FEARNS, Anneliese: Handbuch des Fachsprachenunterrichts. Gunter Narr Verlag. Tübingen, Alemanha, s.d.
HERING, Axel; et. al: em- Übunsgrammatik. Deutsch als Fremdsprache. Hueber. Ismaning, Alemanha. 2008
HENGESBACH, et. al: Berufsfeld Metall. Industriemechanik. Grundstufe und Fachstufen. Stam Verlag. Köln - München - , Alemanha, s.d.
HILPERT, Silke; et. al: Schritte International 5. Kursbuch + Arbeitsbuch. Hueber Verlag. Ismaning, Alemanha. 2009
STEINMETZ, Maria; DINTERA, Heiner: Deutsch für Ingenieure. Ein DaF-Lehrwerk für Studierende ingenieurwissenschaftlicher Fächer, Verlag Springer Vieweg, Reihe VDI Buch, Wiesbaden, Alemanha 2014
3. REVISÃO DE NÍVEIS - ALEMÃO A1
Ementa
Revisão de aspectos já estudados da gramática alemã em nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas (QCERL), com o intuito de melhorar a compreensão e consolidar o domínio de estruturas gramaticais da língua alemã.
Programa
Revisão de aspectos já estudados da gramática alemã e do vocabulário (pronomes no nominativo, acusativo e dativo, artigos no nominativo, acusativo e dativo, conjugação verbal (Präsens, Perfekt, Imperativ), verbos modais, verbos separáveis e verbos não separáveis, preposições, construção de orações principais).
Bibliografia referencial
BELLINA, Anneli: Deutsch für Besserwisser A1, Hueber Verlag, München / Alemanha 2015
BRINITZER, Michaela;DAMM, Verena: Grammatik sehen, Hueber Verlag, München / Alemanha, 2009
DINSEL, Sabine; MAYRHOFER, Lukas: Deutsch Übungsbuch Grammatik A1 – A2, Hueber Verlag, München / Alemanha 2017
JIN, Friederike,: Grammatik aktiv: A1-B1, Cornelsen Verlag, Berlim / Alemanha, 2015
MÜLLER, Karin: Deutsch lernen mit Spielen und Rätseln, ELI, Italia, 2004
SWERLOWA, Olga: Grammatik & Konversation. A1- B1, Klett Verlag, Stuttgart / Alemanha, 2002
4. REVISÃO DE NÍVEIS - ALEMÃO A2
Ementa
Revisão de aspectos já estudados da gramática alemã em nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas (QCERL), com o intuito de melhorar a compreensão e o domínio de estruturas gramaticais da língua alemã.
Programa
Estudo da gramática alemã e do vocabulário (artigos e adjetivos no nominativo, acusativo e dativo, comparativo, conjugação verbal Perfekt, Präteritum, Konjunktiv II, Passiv , preposições de localização, estrutura das orações subordinadas).
Bibliografia referencial
BRINITZER, Michaela;DAMM, Verena: Grammatik sehen, Hueber Verlag, München / Alemanha, 2009
DINSEL, Sabine; MAYRHOFER, Lukas: Deutsch Übungsbuch Grammatik A1 – A2, Hueber Verlag, München / Alemanha 2017
JIN, Friederike,: Grammatik aktiv: A1-B1, Cornelsen Verlag, Berlim / Alemanha, 2015
MÜLLER, Karin: Deutsch lernen mit Spielen und Rätseln, ELI, Italia, 2004
SWERLOWA, Olga: Grammatik & Konversation. A1- B1, Klett Verlag, Stuttgart / Alemanha, 2002
5. REVISÃO DE NÍVEIS - ALEMÃO B1
Ementa
Revisão de aspectos já estudados da gramática alemã em nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas (QCERL), com o intuito de melhorar a compreensão e o domínio de estruturas gramaticais da língua alemã.
Programa
Estudo da gramática alemã e do vocabulário (pronomes relativos, declinação dos adjetivos, Partizip Präsens como adjetivo, Partizip Perfekt como adjetivo, estrutura das orações subordinadas).
Bibliografia referencial
DREYER, Hilke; SCHMITT, Richard: Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik; Hueber, München / Alemanha, 2000
JIN, Friederike,: Grammatik aktiv: A1-B1, Cornelsen Verlag, Berlim / Alemanha, 2015
MÜLLER, Karin: Deutsch lernen mit Spielen und Rätseln, ELI, Italia, 2004
SWERLOWA, Olga: Grammatik & Konversation. A1- B1, Klett Verlag, Stuttgart / Alemanha, 2002
6. REVISÃO DE NÍVEIS - ALEMÃO B2
Ementa
Revisão de aspectos já estudados da gramática alemã em nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas (QCERL), com o intuito de melhorar a compreensão e o domínio de estruturas gramaticais da língua alemã.
Programa
Estudo da gramática alemã e do vocabulário (Zustandspassiv e Vorgangspassiv, alternativas para a voz passiva, o uso subjetivo dos verbos modais, o discurso indireto, Präpositionaladverbien, etc.).
Bibliografia referencial
DALLAPIAZZA, Rosa-Maria; EVANS, Sandra; FISCHER, Roland; KILIMANN, Angela; SCHÜMANN, Anja; WINKLER, Maresa: Ziel. Kursbuch, Hueber Verlag, Ismaning 2013
DALLAPIAZZA, Rosa-Maria; EVANS, Sandra; FISCHER, Roland; KILIMANN, Angela; SCHÜMANN, Anja; WINKLER, Maresa: Ziel. Arbeitssbuch, Hueber Verlag, Ismaning 2013
JIN, Friederike,: Grammatik aktiv: B2-C1, Cornelsen Verlag, Berlim / Alemanha, 2017
KUHN, Christina; WINZER-KIONTKE, Britta; WÜRZ, Ulrike: studio d, Die Mittelstufe B2/1; Cornelsen Verlag, Berlin, 2011
KUHN, Christina; WINZER-KIONTKE, Britta; WÜRZ, Ulrike: studio d, Die Mittelstufe B2/2; Cornelsen Verlag, Berlin, 2011
7. ALEMÃO COM VÍDEOS - NÍVEL A2
Ementa
Desenvolvimento da capacidade comunicativa a partir de vídeos com diálogos cotidianos e revisão de aspectos gramaticais já estudados com o objetivo de melhorar a fluência e competência linguística em língua alemã.
Programa
Expressões idiomáticas, conjugação verbal Präsens, Perfekt e imperativo, verbos modais, preposições, a estrutura de orações principais, preposições etc) .
Bibliografia referencial
MÜNCH-MANKOVÁ, Dr. Zuzana, MÜLLER DE AZEVEDO, Juliane-Nicola: Lernvideoangebot im modernen Fremdsprachenuntericht. Disponível em https://www.goethe.de/de/spr/spr/22173989.html. Acesso em 04/03/2022.
Extra auf Deutsch. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kZhSAffTLFQ&list=PL-TmF7dqLhIaAE2EnvnbtiSiLDYq1jOu8 . Acesso em 02/03/2022.