Cursos especiais
1. CONVERSAÇÃO EM INGLÊS
Público alvo: pessoas que desejam aprimorar a oralidade com interesses acadêmicos, profissionais, culturais, turísticos e outros.
Pré-requisito: 2º grau (completo ou em curso), nível B1 (QCER) em curso e ter no mínimo 16 anos.
Ementa e objetivos: produção oral em nível intermediário/B1. Prática dos conhecimentos adquiridos (vocabulário e gramática), através da abordagem comunicativa. Habilidade em argumentar, expressar opiniões e analisar criticamente assuntos socioculturais. Desenvolvimento da produção oral, fluência e competência linguística.
Carga horária: 30 horas
Número de alunos: máximo de 18 (dezoito) por turma.
Programa: expressões idiomáticas, marcadores de contraste, adição, consequência (marcadores de fala), atenuadores discursivos, repertório lexical, opinião crítica a respeito de assuntos atuais.
Bibliografia: material selecionado a partir de revistas, livros, vídeos, sites, etc., sobre assuntos variados.
Critério para emissão de certificado: frequência de 75% dos encontros síncronos e cumprimento das atividades assíncronas.
2. ESTRATÉGIAS DE LEITURA - INGLÊS
Público alvo: pessoas que desejam conhecer e aplicar estratégias de leitura com interesses acadêmicos e não acadêmicos, e profissionais.
Pré-requisito: 2º grau (completo ou em curso), nível A1 (QCER) completo.
Ementa e objetivos: Estratégias de leitura para compreensão de textos acadêmicos e não acadêmicos em inglês. Os objetivos deste programa são: capacitar o aluno a ler textos técnicos acadêmicos e não acadêmicos em língua inglesa nos níveis de compreensão global e compreensão dos pontos principais; estimular o aluno a raciocinar sobre o seu processo de leitura e buscar estratégias eficientes para aprimorá-lo; enriquecer o vocabulário; desenvolver no aluno uma atitude crítica diante dos textos; valorizar a leitura em língua inglesa como fonte importante de interação com o mundo.
Carga horária: 30 horas
Número de alunos: máximo de 20 (vinte) por turma.
Programa: o que é leitura e o que são estratégias de leitura; diferentes tipos de abordagem do texto; leitura e conhecimento prévio; palavras-chave; cognatos e falsos cognatos; estratégias para compreensão global do texto: skimming & scanning; tradução e prática das palavras terminadas em ING; tradução e prática dos diferentes tipos de voz passiva; tradução e prática do vocabulário relevante / palavras chave; tradução e prática dos marcadores através dos textos; tradução e prática dos grupos nominais através dos textos; questões discursivas sobre os conteúdos dos textos.
Bibliografia: material selecionado a partir de revistas, livros, sites, etc., sobre assuntos variados.
Critério para emissão de certificado: frequência de 75% dos encontros síncronos e cumprimento das atividades assíncronas.
3. ESCRITA ACADÊMICA DE INGLÊS
Público alvo: estudantes, professores e pesquisadores e demais interessados em aprimorar a produção escrita.
Pré-requisito: superior em curso ou completo e nível B1 (QCER).
Ementa e objetivos: introdução e discussão dos principais conceitos, estratégias, modelos e ferramentas disponíveis para a escrita de artigos científicos, com o intuito de estimular publicações em inglês. Objetiva aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos; redigir parágrafos e abstracts; analisar e utilizar as estruturas linguísticas mais comuns em textos acadêmicos; contribuir para que os participantes melhor compreendam as características e convenções do gênero acadêmico e desenvolvam as habilidades necessárias para expressar suas ideias e argumentos de forma eficaz na escrita de artigos científicos em inglês.
Carga horária: 30 horas
Número de alunos: máximo de 20 (vinte) por turma.
Programa: apresentação e análise das características e elementos dos textos acadêmicos, o processo da escrita acadêmica, uso de vocabulário na escrita acadêmica, redação e revisão de parágrafos e resumos (abstracts), marcadores discursivos, hedging, tempos verbais diversos.
Bibliografia: material selecionado a partir de livros e sites.
Bibliografia complementar: a definir
Critério para emissão de certificado: frequência de 75% dos encontros síncronos e cumprimento das atividades assíncronas.
4. GRAMÁTICA A2 EM INGLÊS
Público alvo: adolescentes e adultos do NL e/ou comunidade em geral em curso ou A1 concluído que desejam revisar/consolidar/aprimorar normas gramaticais da língua inglesa.
Pré-requisito: nível A1 completo.
Ementa: Desenvolvimento de competência linguística referente ao uso das normas sintático-discursivas que regem a construção do texto. Identificação e revisão, em textos diversos, das normas do padrão culto da Língua Inglesa. Procedimentos de intervenção.
Carga horária semestral: 30 horas.
Avaliação/critério para emissão de certificado: Teste assíncrono para conclusão do curso.
Conteúdo programático: Adjectives: common and demonstrative; Adverbs of frequency; Comparatives and superlatives; Going to; How much/how many and very; common countable and uncountable nouns; I’d like; Imperatives (+/-); Intensifiers - very basic; Modals: can/can’t/could/couldn’t; Past simple of “to be”; Past Simple; Possessive adjectives; Possessive s; Prepositions, common prepositions of place; Prepositions of time, including in/on/at; Present continuous; Present simple; Pronouns: simple, personal Questions; There is/are; To be, including question+negatives; Verb + ing: like/hate/love.
Bibliografia:
MURPHY, Raymond. Essential Grammar In Use. 4th Edition. Cambridge University Press, Cambridge. 2015.
QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS – Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001. Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspraticas/formulario/quadro_niveisco.... Acesso em: 9 Fev 2022.
ROGERS, Louis.; SCRIVENER, Jim. Personal Best Series. Richmond/Editorial Santillana. Guatemala, 2019.
THOMSON, A. J.; MARTINET, A.V. A Practical English Grammar. Oxford University Press, Oxford. 1986.
Critério para emissão de certificado: frequência de 75% dos encontros síncronos e cumprimento das atividades assíncronas.