Regular

Curso extensivo para adultos:

Compreende 4 níveis de acordo com a nomenclatura do quadro Comum Europeu, divididos em 8 períodos sequenciados, de 45 horas de aula cada um, totalizando 360 horas, conforme equivalências a seguir:

 

Nivel equivalente do QECRL

Carga horária
QECRL

Nível Programa Cursos de  Linguas

Carga horária do período

A1

90 horas

Italiano 1

45 horas

Italiano 2

45 horas

A2

90 horas

Italiano 3

45 horas

Italiano 4

45 horas

B1

90 horas

Italiano 5

45 horas

Italiano 6

45 horas

B2

90 horas

Italiano 7

45 horas

Italiano 8

45 horas

 

1. Para os objetivos dos Cursos de Línguas é considerado adulto o aluno que tiver no mínimo 15 (quinze) anos de idade.

2. O termo sequenciados, significa gradação programática. Significa, também, que cada nível ou período tem como pré-requisito o nível ou período imediatamente anterior do mesmo curso.

3. Os certificados são emitidos após a conclusão de cada nível equivalente do QCERL . A carga horária para emissão do certificado é obtida, somando-se a carga horário que o aluno cursou no Programa de Extensão Cursos de Línguas.

 

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO:

A frequência mínima às aulas é de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada nível e curso.

Nos cursos sequenciais, os alunos são avaliados por um sistema de avaliação do desempenho representado pelos conceitos A, B, C e D, sendo este último equivalente a reprovação. Para ser aprovado, o aluno deverá obter o conceito mínimo C para ser aprovado. O conceito C significa que, em seu desempenho, o aluno atingiu 60% do total que dele se espera nas quatro “habilidades” (compreensão oral, produção oral, compreensão de leitura e produção escrita, nesta ordem de prioridades).

 

EMENTAS, PROGRAMAS E BIBLIOGRAFIAS: 

 

ITALIANO A1

EMENTA

Desenvolvimento, em nível A1 (102 horas de aula), de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua italiana, nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

O Alfabeto. Apresentação de algumas palavras do italiano conhecidas fora da Itália.  Apresentar-se e apresentar outra pessoa: nome, sobrenome, nacionalidade, idade, proveniência, etc. Perguntar como está uma pessoa. Números cardinais (0-2000). Números ordinais. Trocar informações pessoais. Pedir e dar informações. Cumprimentar e responder a um cumprimento.  Profissões. Tempo livre. Atividades do fim de semana; Fazer convites; Aceitar ou rejeitar convites. Perguntar e dar o endereço. Meios de transporte. Os meses. O bar: comidas, bebidas e objetos. Comércios. Alimentos. Pesos e medidas. Fazer um pedido em um restaurante. Saber descrever os próprios hábitos alimentares. Perguntar e informar o preço de algo. Expressar gostos e preferências. Pedir permissão. Pedir um favor. A cidade: expressões de lugar, direções e edifícios. Pedir e dar informações sobre como chegar a algum lugar. Expressar conhecimento, incerteza e capacidade de fazer algo. Perguntar e informar as horas. Dias da semana. Perguntar e dizer o horário de abertura e fechamento de um escritório, estabelecimento comercial, etc. A casa. Os trabalhos de casa. Descrever uma casa. Localizar objetos no espaço. Falar sobre a convivência com pessoas da mesma idade. Fazer reserva em um hotel e pedir informações sobre os serviços oferecidos. Descrever ações quotidianas no presente. Descrever uma jornada típica. Dizer o que se faz e indicar a frequência com que se faz. Vocabulário relativo à universidade. Os meses. As estações. Expressões para descrever o tempo. Perguntar e informar as condições atmosféricas. Descrever as condições climáticas de um lugar. Atividades do fim de semana. Falar e contar um fato passado. Perguntar e dizer como foi o fim de semana. A família. O estado civil. Falar sobre as relações de parentesco. Falar das relações familiares. Expressar alegria e desilusão.

 

2. Competências (inter)culturais

Estudantes de italiano no mundo. Motivações para o estudo de italiano. O trabalho na Itália. Os italianos e o bar. O café da manhã dos italianos. Horários e dias úteis. O transporte urbano. Turistas e hotéis italianos.

 

BIBLIOGRAFIA:

 

BAILINI, Sonia ; CONSONNO, Silvia. I verbi italiani: grammatica, esercizi e giochi. Firenze : Alma, 2005.

GRASSA, Matteo la. L’italiano all’università 1 (corso di lingua per studenti stranieri). 2ª ed. Milano: Edilingua, 2013.

GUASTALLA, Carlo; NADDEO, Ciro M. Domani 1. Corso di lingua e cultura italiana. Firenze: Alma Edizioni, 2010.

LATINA, A. E MUSCOLINO M. Una grammatica italiana per tutti 1 (edizione aggiornata) (A1-A2). Roma: Edizioni Edilingua, 2014.

LO ZINGARELLI 2006: Zingarelli, N., Vocabolario della lingua italiana. Bologna: Zanichelli, 2005.

NOCCHI, Susanna. Nuova grammatica pratica della lingua italiana (A1-B2). Firenze: Alma Edizioni, 2011.

PAROLA CHIAVE: Dizionario di italiani per brasiliani. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Quadro Comune Europeo di riferimento per le lingue: apprendimento,insegnamento, valutazione. Council of Europe. R.C.S. Scuola S.p.A. MilanoLa Nuova Italia - Oxford: Firenze, 2002. Disponível em: < http://www.memorbalia.it/descrittori/dalframeworkeuropeo.pdf>

 

ITALIANO A2

EMENTA

Desenvolvimento, em nível A2 (102 horas de aula), de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua italiana, nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Fazer projetos futuros. Descrição física. Perguntar como alguém é fisicamente. Descrever pessoas fisicamente e psicologicamente. Expressar concordância e discordância. Meios de Transporte. Trens e Estações. Descrever as vantagens e desvantagens de se viajar em trens. Convidar alguém. Aceitar ou recusar um convite. Comprar uma passagem. Pedir informações sobre horários, partidas, trocas e chegadas. Descrever um lugar. Roupas e acessórios: qualidade, cores, tamanhos e lojas. Pedir e dar uma opinião. Perguntar e informar o tamanho. Pedir um desconto. Descrever como uma pessoa está vestida. Dar conselhos. Vestimentas, calçados e acessórios. Descrever como uma pessoa se veste. Descrever um hábito ou estado de ânimo típico do passado. Narrar duas ações contemporâneas no passado. Narrar uma sequencia de ações passadas. Narrar um evento passado dinâmico, repetido e interrompido por uma ação mais breve. Atividades esportivas. As partes do corpo. Fazer uma comparação. Expressar qualidades, um desejo e dor física. Fazer hipóteses. Separação, divórcio, novas famílias. Falar de uma década. Narrar ações acontecidas no passado com relações de anterioridade e posteridade. Expressar desconforto ou dificuldade.

 

2. Competências (inter)culturais

A moda italiana. A Benetton. O fio de ouro: 50 anos de moda italiana. Esporte e atividades esportivas na Itália. Os campeões da Itália. As diversas atividades de homens e mulheres na sociedade italiana.

 

BIBLIOGRAFIA:

BAILINI, Sonia ; CONSONNO, Silvia. I verbi italiani: grammatica, esercizi e giochi. Firenze : Alma, 2005.

GRASSA, Matteo la. L’italiano all’università 1 (corso di lingua per studenti stranieri). 2ª ed. Milano: Edilingua, 2013.

GRASSA, Matteo la. L’italiano all’università 2 (corso di lingua per studenti stranieri). 2ª ed. Milano: Edilingua, 2013.

LATINA, A. E MUSCOLINO M. Una grammatica italiana per tutti 1 (edizione aggiornata) (A1-A2). Roma: Edizioni Edilingua, 2014.

LO ZINGARELLI 2006: Zingarelli, N., Vocabolario della lingua italiana. Bologna: Zanichelli, 2005.

GUASTALLA, Carlo; NADDEO, Ciro M. Domani 2. Corso di lingua e cultura italiana. Firenze: Alma Edizioni, 2010.

NOCCHI, Susanna. Nuova grammatica pratica della lingua italiana (A1-B2). Firenze: Alma Edizioni, 2011.

PAROLA CHIAVE: Dizionario di italiani per brasiliani. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Quadro Comune Europeo di riferimento per le lingue: apprendimento,insegnamento, valutazione. Council of Europe. R.C.S. Scuola S.p.A. MilanoLa Nuova Italia-Oxford: Firenze, 2002. Disponível em: < http://www.memorbalia.it/descrittori/dalframeworkeuropeo.pdf>

 

ITALIANO B1

EMENTA

Desenvolvimento, em nível B1 (102 horas de aula), de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua italiana, nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Transações bancárias. Diversas formar de formular uma pergunta. Ler e escrever um e-mail ou uma carta formal. Formas de abertura e fecho de uma carta. Profissões. Carta de apresentação para uma vaga de trabalho. Provérbios italianos. Procurar um trabalho. Ler anúncios e escrever um Curriculum Vitae. Entrevista de trabalho. Fazer comparações. Descrever uma cidade. Fazer comparações e expressar preferências sobre coisas e pessoas. Florença e seus monumentos. Viagens e férias. Adjetivos e substantivos geográficos. Fazer reservas em hotéis. Pedir e dar informações. Serviços hoteleiros. Pedir e dar informações turísticas. Carta de reclamação. Falar de um período histórico. Contar uma fábula.  Esportes. Falar sobre o estresse e os motivos que o provocam. Dar conselhos pra manter-se em forma. Falar dos próprios hábitos em relação a uma vida saudável. Falar do gosto musical. Dar conselhos, instruções e ordens. Pedir e dar permissão. Falar de amor, ciúmes e paixão. Pedir e dar informações de trânsito. Dar informações sobre uma cidade. Cidade e campo: prós e contras. Ler anúncios imobiliários. Comprar, vender ou alugar um imóvel. Falar de iniciativas ecológicas. Falar sobre a qualidade de vida de uma cidade. Expressar os próprios medos e preocupações sobre o futuro do planeta. Consciência ecológica: individual e coletiva. Tute e impacto ambiental. Fazer hipóteses. Aprovar ou desaprovar algo. Parabenizar. Conselhos para elaboração de um e-mail. Uso e abuso da tecnologia. O uso do telefone. Vocabulário relativo ao uso do computador e das novas tecnologias.

 

2. Competências (inter)culturais

A economia italiana: Do milagre econômico do pós-guerra aos dias de hoje. Cidades italianas: Roma, Milão, Bolonha, Veneza e Nápoles. Curiosidades e informações. Breve história da Itália: de 1400 aos nossos dias. O esporte na Itália: os esportes mais amados e mais praticados pelos italianos. A ópera italiana: Gioacchino Rossini, Giacomo Puccini e Giuseppe Verdi. Os italianos e o meio ambiente. O agroturismo na Itália. A associação ambientalista Legambiente. Cientistas e inventores italianos: Galileu Galilei, Alessandro Volta, Antonio Meucci, Guglielmo Marconi e Leonardo da Vinci.

 

BIBLIOGRAFIA:

BAILINI, Sonia ; CONSONNO, Silvia. I verbi italiani: grammatica, esercizi e giochi. Firenze : Alma, 2005.

GRASSA, Matteo la. L’italiano all’università 2 (corso di lingua per studenti stranieri). 2ª ed. Milano: Edilingua, 2013.

GUASTALLA, Carlo; NADDEO, Ciro M. Domani 3. Corso di lingua e cultura italiana. Firenze: Alma Edizioni, 2010.

LATINA, A. E MUSCOLINO M. Una grammatica italiana per tutti 1 (edizione aggiornata) (B1-B2). Roma: Edizioni Edilingua, 2014.

LATINA, A. E MUSCOLINO M. Una grammatica italiana per tutti 2 (edizione aggiornata) (B1-B2). Roma: Edizioni Edilingua, 2014.

LO ZINGARELLI 2006: Zingarelli, N., Vocabolario della lingua italiana. Bologna: Zanichelli, 2005.

MARIN, T., MAGNELLI, S. Nuovo Progetto Italiano 2. Livro de exercícios, CD, CD-ROM, Guia do professor. 3ª edição. Roma, Lazio: 2008.

NOCCHI, Susanna. Nuova grammatica pratica della lingua italiana (A1-B2). Firenze: Alma Edizioni, 2011.

PAROLA CHIAVE: Dizionario di italiani per brasiliani. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

 

 

ITALIANO B2

 

EMENTA

Desenvolvimento, em nível B2 (102 horas de aula), de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua italiana, nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Reportar uma notícia de jornal. Pedir confirmação e confirmar algo. Reforçar uma afirmação. A arte de Michelangelo. Fontes famosas de Roma. A arte de Leonardo da Vinci. Provérbios italianos. Vocabulário relativo à arte. Contar uma experiência negativa. Expressar indiferença. Falar dos problemas com entorpecentes. Falar dos problemas da sociedade. Homens e mulheres: descriminação e estereótipos. Pedir e dar conselhos sobre a compra de um livro. O horóscopo. Características dos signos zodiacais. Falar de literatura. Os italianos e a leitura.  Os lugares da Itália. Curiosidades geográficas da Italia. Viajar pela Itália. Como dar um telefonema. O que é a máfia. Trama do filme: I cento passi. Storia e Organização da “Cosa Nostra”. Falar sobre criminalidade. Falar sobre cinema. Falar sobre literatura. Expressar duas ações futuras consectivas. Expressar uma ação que provavelmente já foi realizada. Dare informações imprecisas sobre coisas e pessoas. Falar sobre a história. Nomes de animais. O uso de “parolacce” (expressões e palavras ofensivas). Expressões idiomáticas: letras, corpo humano, roupas, animais, comidas e bebidas. Escrever um texto argumentativo.

 

2. Competências (inter)culturais

A arte na Itália: da arte moderna à arquitetura e ao design de hoje. Aspectos e problemas da Itália moderna. O desemprego, as diferenças entre Norte e Sul, o crime organizado, a imigração clandestina, o baixo índice demográfico. A literatura italiana. História da literatura italiana: Das origens ao século XIX. A literatura italiana do século XX. Italianos premiados com o prêmio Nobel. O sistema de transporte italiano. Geografia física e política da Itália. Monumentos e especialidades culinárias. O fenômeno da máfia: origem, organização, estrutura e cronologia dos acontecimentos. Palavras de uso coloquial e popular. O uso de palavrões na língua italiana. O cinema e as palavras chulas.

 

BIBLIOGRAFIA:

APRILE, Gianluca. Italiano per modo di dire. Esercizi su espressioni, prverbi e frasi idiomatiche. Firenze : Alma, 2008.

BAILINI, Sonia ; CONSONNO, Silvia. I verbi italiani: grammatica, esercizi e giochi.Firenze : Alma, 2005.

BIASIO, Marco de ; GAROFALO, Pierre. Mosaico italia: percorsi nella cultura e nella civiltà italiana. (B2/C2). Roma :Edilingua, 2008.

GIULI, de Giuli.; GUASTALLA, Carlo; NADDEO, Ciro M. Nuovo magari. B2.  Corso di lingua e cultura italiana di livello intermédio e avanzato. Firenze: Alma, 2013.

GIULI, de Giuli.; GUASTALLA, Carlo; NADDEO, Ciro M. Nuovo magari. C1/C2 Corso di lingua e cultura italiana di livello intermédio e avanzato. Firenze: Alma, 2013.

GRASSA, Matteo la. L’italiano all’università 2 (corso di lingua per studenti stranieri). 2ª ed. Milano: Edilingua, 2013.

MARIN, T., MAGNELLI, S. Nuovo Progetto Italiano 2. Livro de exercícios, CD, CD-ROM, Guia do professor. 3ª edição. Roma, Lazio, Itália. 2008.

LATINA, A. E MUSCOLINO M. Una grammatica italiana per tutti 1 (edizione aggiornata) (B1-B2). Roma: Edizioni Edilingua, 2014.

LATINA, A. E MUSCOLINO M. Una grammatica italiana per tutti 2 (edizione aggiornata) (B1-B2). Roma: Edizioni Edilingua, 2014.

LO ZINGARELLI 2006: Zingarelli, N., Vocabolario della lingua italiana. Bologna: Zanichelli, 2005.

NOCCHI, Susanna. Nuova grammatica pratica della lingua italiana (A1-B2). Firenze: Alma Edizioni, 2011.

PAROLA CHIAVE: Dizionario di italiani per brasiliani. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Quadro Comune Europeo di riferimento per le lingue: apprendimento,insegnamento, valutazione. Council of Europe. R.C.S. Scuola S.p.A. MilanoLa Nuova Italia-Oxford: Firenze, 2002.Disponível em: < http://www.memorbalia.it/descrittori/dalframeworkeuropeo.pdf>

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910