Regular

Curso extensivo para adultos:

Compreende 4 níveis de acordo com a nomenclatura do quadro Comum Europeu, divididos em 10 períodos sequenciados, de 45 horas de aula cada um, totalizando 450 horas, conforme equivalências a seguir:

 

Nivel equivalente do QECRL

Carga horária
QECRL

Nível Centro de Linguas

Carga horária do período

A1

135 horas

Inglês 1

45 horas

Inglês 2

45 horas

Inglês 3

45 horas

A2

135 horas

Inglês 4

45 horas

Inglês 5

45 horas

Inglês 6

45 horas

B1

90 horas

Inglês 7

45 horas

Inglês 8

45 horas

B2

90 horas

Inglês 9

45 horas

Inglês 10

  1. horas

 

INGLÊS ADOLESCENTES

Curso Extensivo para Adolescentes de 11 a 14 anos:

compreende 2 níveis de acordo com a nomenclatura do quadro Comum Europeu, divididos em 8 períodos sequenciados, de 45 horas de aula cada um, totalizando 360 horas, conforme equivalências a seguir:

 

Nivel equivalente do QECRL

Nível Centro de Linguas

A1

Junior 1

Junior 2

Teens 1

Teens 2

A2

Teens 3

Teens 4

Teens 5

Teens 6

 

Após a conclusão do nível Teens 6, o aluno será matrícula no nível Inglês 7, do curso extensivo para adultos.

1. Para os objetivos dos Cursos de Línguas é considerado adulto o aluno que tiver no mínimo 15 (quinze) anos de idade.

2. Para ingresso no primeiro nível curso de inglês para adolescentes, é necessário ter idade entre 11 e 12 anos e estar matriculado a partir do 6º ano na escola regular. 

3. O termo sequenciados, significa gradação programática. Significa, também, que cada nível ou período tem como pré-requisito o nível ou período imediatamente anterior do mesmo curso.

4. Os certificados são emitidos após a conclusão de cada nível equivalente do QCERL . A carga horária para emissão do certificado é obtida, somando-se a carga horário que o aluno cursou no Programa de Extensão Cursos de Línguas.

 

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO:

A frequência mínima às aulas é de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada nível e curso.

Nos cursos sequenciais, os alunos são avaliados por um sistema de avaliação do desempenho representado pelos conceitos A, B, C e D, sendo este último equivalente a reprovação. Para ser aprovado, o aluno deverá obter o conceito mínimo C para ser aprovado. O conceito C significa que, em seu desempenho, o aluno atingiu 60% do total que dele se espera nas quatro “habilidades” (compreensão oral, produção oral, compreensão de leitura e produção escrita, nesta ordem de prioridades).

 

EMENTAS, PROGRAMAS E BIBLIOGRAFIAS: 

INGLÊS A1

EMENTA:

Desenvolvimento, em nível A1 de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua inglesa nas quatro habilidades, incluindo-se estudos de vocabulário, pronúncia, sintaxe e semântica, com ênfase na compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA:

  1. Competências comunicativas

Tópicos e funções: O cotidiano: cumprimentar, apresentar-se, despedir-se. Formas de tratamento. O alfabeto. Identificar objetos da sala de aula. Números cardinais de 0 a 10. Números de telefone. Peças de vestuário e artigos de uso pessoal. Cidades, países, locais de origem e nacionalidades. Línguas. Cores. Tempo atmosférico e temperatura. Estações do ano. Períodos do dia. Horas. Atividades, rotinas e hábitos diários. Meios de locomoção. Parentesco. Dias da semana. Descrever a casa e suas dependências. Mobiliário. Identificar profissões e locais de trabalho. identificar alimentos, refeições e sobremesas: expressar gostos e preferências; hábitos. Jogos e atividades físicas. Meses e datas, nascimentos (data/local) e aniversários, feriados, ocasiões especiais e comemorações. Partes do corpo humano. Saúde: descrever problemas comuns, conselhos e medicamentos. Coisas que se podem comprar. Pedir informação: localização de lojas, bancos, prédios, correios, etc. Atrações turísticas. Descrever atividades de fim-de-semana e férias. Tipos de diversão. Pequenas tarefas. A experiência escolar e recordações da escola. Dados biográficos e a experiência de vida de celebridades. Conversas telefônicas. Convites (festas e passeios): recados; aceitação ou recusa; apresentação de desculpas.  Apresentar-se, cumprimentar e apresentar outros. Nomear países e nacionalidades. Ocupações, tarefas, locais de trabalho, escola. Números e endereços. Horas. Lojas e locais de comércio: preços, quantidades, dinheiro, despesas, compras. Descrever vestuário e artigos de uso/adorno pessoal: cores, tipos de tecido, materiais de fabricação. Lazer e recreação: programas musicais, de cinema/televisão; atores e comediantes famosos. Convites: estabelecer datas, horários; aceitar e declinar. Esportes, exercícios físicos. As famílias; pessoas interessantes; casas e apartamentos; os vizinhos. Atividades nos dias de folga; férias.

  1. Competências (inter) culturais

Noções básicas referentes à cultura de vários países, além dos de língua inglesa (hábitos, eventos, datas festivas, celebrações, etc).

BIBLIOGRAFIA:

BAILEY, M. K. Learning About Language Assessment: Dilemmas, Decisions, and Directions. Heinle & Heinle Publishers. Printed in the U.S.1998.

BROWN, D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents: Englewoods Cliff, NJ. 1994.

HORNBY, A.S. Oxford Advanced Learner´s Dictionary. Oxford University Press: NY. 2010

SASLOW, Joan, ASCHER, Allen. Top Notch – Fundamentals A, Units 1–7. Second Edition. Supplementary material: exercise book, CD, DVD and “Copy and Go”. Pearson Education – Longman: New York. 2011.

 

INGLÊS A2

EMENTA:

Desenvolvimento, em nível A2 de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua inglesa nas quatro habilidades, incluindo-se estudos de vocabulário, pronúncia, sintaxe e semântica, com ênfase na compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA:

  1. Competência comunicativa

Tópicos e funções: descrever aparência pessoal: pedir informação; descrição; identificação. Intercâmbio de informações a respeito de fatos pessoais e eventos do passado. Nomear cidades, descrever preferencias de viagem e turismo: pedidos de informação; sugestões; conversas. Descrever sintomas de doenças e questões de saúde: aconselhamento, pedidos e sugestões. Expressões de concordância e discordância. No restaurante: pedir e sugerir pratos. Expressão de comparações e opiniões. Distâncias e medidas. Recados: anotação, redação. Intercâmbio de informação pessoal. Descrição de alterações; planos para o futuro. Fazer referências ao passado: intercâmbio de informações pessoais. Transportes: benefícios e problemas. Avaliação dos serviços públicos municipais. Descrever características positivas e negativas. Comparar passado e presente. Mudanças no estilo de vida. Expressão de desejos. Alimentos: troca de ideias, gostos e preferências; lanches preferidos; encomendas, pedidos e instruções. Expressão de pedidos: aceitação ou recusa; reclamações; desculpas, esclarecimentos. Tecnologia: descrição; instruções e sugestões. Elencar feriados, festivais, costumes e eventos especiais: descrição. Fazer referências ao passado: intercâmbio de informações pessoais. Transportes: benefícios e problemas. Avaliação dos serviços públicos municipais. Descrever características positivas e negativas. Comparar passado e presente. Mudanças no estilo de vida. Expressão de desejos. Alimentos: troca de ideias, gostos e preferências; lanches preferidos; encomendas, pedidos e instruções. Expressão de pedidos: aceitação ou recusa; reclamações; desculpas, esclarecimentos. Tecnologia: descrição; instruções e sugestões. Elencar feriados, festivais, costumes e eventos especiais: descrição. Descrever possibilidades de vivência no presente, passado e futuro: mudanças e contrastes; Habilidades e talentos: descrição; trabalho: preferências. Descrever traços de personalidade. Pontos de referência, monumentos, países: troca de ideias e descrição; discussão de fatos. Expressar preferências sobre filmes, livros, atores e atrizes: troca de ideias e opiniões. A linguagem corporal: explicação de sinais e gestos e respectivos significados; emoções. Situações de apuro: descrição, sugestões, aconselhamento. Discurso indireto.

  1. Competências (inter) culturais

Informações referentes à cultura de vários países, além dos de língua inglesa (costumes e tradições, festas e eventos culturais e artísticos, gastronomia, modos e etiqueta, etc.). Publicações, filmes, arte em geral; gestos e seus significados em outras culturas, costumes e tradições, festas e eventos culturais e artísticos, modos e etiqueta, etc.

BIBLIOGRAFIA:

BAILEY, M. K. Learning About Language Assessment: Dilemmas, Decisions, and Directions. Heinle & Heinle Publishers. Printed in the U.S.1998.

BROWN, D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents: Englewoods Cliff, NJ. 1994.

HORNBY, A.S. Oxford Advanced Learner´s Dictionary. Oxford University Press: NY. 2010

SASLOW, Joan, ASCHER, Allen. Top Notch – Fundamentals A, Units 6–10. Second Edition. Supplementary material: exercise book, CD, DVD and “Copy and Go”. Pearson Education – Longman: New York. 2011.

 

INGLÊS B1

EMENTA:

Desenvolvimento, em nível B1 de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua inglesa nas quatro habilidades, incluindo-se estudos de vocabulário, pronúncia, sintaxe e semântica, com ênfase na compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

  1. Competência comunicativa

Tópicos e funções: Descrever tipos de personalidade. Expressar  gostos e preferências: descrição; concordância ou discordância; reclamações. Profissões incomuns: descrição e troca de ideias. Emprego/trabalho: descrição; prós e contras. Solicitações incomuns; solicitações indiretas; aceitação ou recusa. Narração de histórias; descrição de eventos passados; solicitações por e-mail; pequenos artigos de jornal; panfletos turísticos; cartas de reclamação; cartas à redação de uma revista; pequenos discursos.  Mudança para o exterior: emoções, expectativas culturais, aconselhamento. Problemas: identificação e descrição, reclamações, possíveis soluções. Gostos e preferências. Prós e contras de diferentes áreas de formação universitária. Métodos de aprendizagem: discussão. Qualidades pessoais: discussão.  Planejar coisas a fazer; sugestões e conselhos. Planejar o futuro: coisas a realizar. Momentos de transição na vida: descrição; arrependimentos e situações hipotéticas. Qualidades pessoais e a garantia para o sucesso: motivação; entrevistas de emprego. Propaganda e ‘slogans’. Inferências e explicações. Eventos hipotéticos: descrição. Situações difíceis: conselhos e soluções. Como se fazem as coisas (filme, jornal, etc.). Profissões na mídia: descrição. Questões controversas: opiniões a favor ou contra; concordância e discordância. Desafios, frustrações e recompensas: enfrentando desafios. Troca de ideias a respeito do passado e do futuro.

  1. Competências (inter) culturais

Fatos e relatos referentes à expectativa em viver na cultura de vários países, além dos de língua inglesa (estudos no exterior, gêneros textuais,  gestos e seus significados em outras culturas, costumes e tradições, festas e eventos culturais e artísticos, modos e etiqueta, etc.).

BIBLIOGRAFIA:

BAILEY, M. K. Learning About Language Assessment: Dilemmas, Decisions, and Directions. Heinle & Heinle Publishers. Printed in the U.S.1998.

BROWN, D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents: Englewoods Cliff, NJ. 1994.

HORNBY, A.S. Oxford Advanced Learner´s Dictionary. Oxford University Press: NY. 2010

SASLOW, Joan, ASCHER, Allen. Top Notch – Fundamentals A, Units 1–5. Second Edition. Supplementary material: exercise book, CD, DVD and “Copy and Go”. Pearson Education – Longman: New York. 2011.

 

INGLÊS B2

EMENTA:

Desenvolvimento, em nível B2 de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua inglesa nas quatro habilidades, incluindo-se estudos de vocabulário, pronúncia, sintaxe e semântica, com ênfase na compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

  1. Competência Comunicativa

Tópicos e funções: Descrever laços afetivos; relações familiares e sociais. Expressar opiniões, preferências, gêneros musicais e danças típicas. Destinos de viagens populares. Descrever lugares: descrição de características. Meio ambiente: alternativas: energia solar. Eventos: organização cronológica; explicar etapas. O herói: descrição de suas qualidades. Pessoas que causaram impacto: descrição de características. Troca de ideias a respeito de crenças pessoais; comparação de crenças; relatos sobre as crenças de outras pessoas. Diferentes atitudes: categorização. Argumentar: persuadir pessoas a mudarem de ideias. A moda: abordagens, estilos e tendências, opiniões a respeito de vestuário, primeiras impressões. Aparência física: descrição. Apresentar fatos, relatos, argumentos; Troca de ideias a respeito de regras e leis sobre o mundo virtual; implicações da vida online. Diferentes atitudes e opiniões: expressão. Informação: análise; discussão de opiniões conflitantes; causa e efeito; explicações; dilemas morais. Meios de transporte pelo mundo; discussões sobre alternativas. Ética e questões invasivas: regras e normas.  Animais selvagens: contexto pelo mundo; ativismo em defesa da preservação. Decisões Explicar decisões; justificar preferências e opiniões. Tempo atmosférico, temperatura e desastres naturais. Qualidades de uma boa apresentação.

  1. Competências (inter) culturais

Características únicas de vários lugares do mundo. História. Fatos e relatos referentes à experiência de vida, estudo e trabalho em outros países, além dos de língua inglesa (intercâmbio cultural, oportunidades de viagens, atividades esportivas em diferentes climas e temperaturas, novas tecnologias e experiências de sucesso em vários países, música, arte, etc.).

BIBLIOGRAFIA:

BAILEY, M. K. Learning About Language Assessment: Dilemmas, Decisions, and Directions. Heinle & Heinle Publishers. Printed in the U.S.1998.

BROWN, D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents: Englewoods Cliff, NJ. 1994.

HORNBY, A.S. Oxford Advanced Learner´s Dictionary. Oxford University Press: NY. 2010

STEMPLESKI, Susan, MORGAN, James R., DOUGLAS, Nancy, JOHANNSEN, Kristen L. World Class 1A. Supplementary material: exercise book, CD, DVD, resource book. Heinle Cengage Learning, 2013. Printed in Brazil.

 

INGLÊS A1 - ADOLESCENTES

EMENTA

Desenvolvimento, em nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua inglesa. Incluem-se estudos de vocabulário, pronúncia, sintaxe e semântica, com ênfase na comunicação e compreensão oral, na expressão escrita e compreensão de leitura e adequados a pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 13 anos de idade. Noções introdutórias referentes à cultura dos países de língua inglesa.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Saudar e desperdir-se; apresentar-se e apresentar alguém; soletrar; perguntar e dar informações pessoais simples; expressar sentimentos; ler e escrever os dias da semana; falar sobre objetos de sala de aula; perguntar e dizer onde os objetos estão; ouvir e entender comandos; descrever cômodos e mobília; escrever sobre seu quarto; ouvir informações sobre um zoológico; ler uma estória; falar sobre nacionalidades; falar as partes do corpo humano; descrever pessoas; ouvir e entender descrições físicas; ler descrições de pessoas; escrever uma descrição física de si mesmo; falar sobre posses; fazer e responder à solicitações; falar e ouvir sobre comidas; ler sobre dietas e comidas; escrever sobre hábitos alimentares; perguntar e dizer as horas; falar, ler e escrever sobre hábitos cotidianos; falar sobre roupas e preços; ler e entender uma estória; escrever sobre roupas; falar e ler sobre família; falar sobre habilidades; pedir permissão; escrever um poema; ler, ouvir e escrever números ordinais e meses do ano; falar ao telefone; falar e ler sobre aniversários; escrever um cartão; falar sobre computadores e atividades de lazer; fazer convites; ouvir e falar sobre animais de estimação; ler um artigo curto; perguntar e falar sobre o passado; ler e ouvir uma estória de mistério; escrever sobre seu dia de ontem; falar sobre lojas e compras; perguntar sobre coisas favoritas; ler e entender uma página da internet; falar de hobbies; falar sobre programas de televisão e filmes; escrever sobre o fim de semana; falar sobre transportes; falar sobre feriados; ler e escrever sobre uma viagem; emitir opiniões; ler sobre animais; falar e escrever sobre tarefas domésticas; falar sobre planos para o futuro; escrever uma carta; falar sobre matérias da escola; falar sobre regras; pedir algo emprestado; falar sobre esportes; falar e escrever sobre planos para o fim de semana; falar e escrever sobre doenças; falar sobre emoções; apresentar razões; ouvir e contar uma estória; escrever um final para uma estória; perguntar, ler e responder sobre direções; identificar locais; escrever um email com direções; falar sobre o clima; falar e escrever sobre o futuro; apresentar justificativas; oferecer sugestões;                         

2. Competências (inter)culturais

A América multicultural; educação nos Estados Unidos: o programa da merenda e a vida escolar; os gastos dos adolescentes americanos; atividades de lazer; os Estados Unidos da América; os parques nacionais americanos; esportes; eventos meteorológicos extremos.

BIBLIOGRAFIA

BAILEY, M. K. Learning About Language Assessment: Dilemmas, Decisions, and Directions. Heinle & Heinle Publishers. Printed in the U.S. 1998.

BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais – Língua Estrangeira – 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

BROWN, D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents: Englewoods Cliff, NJ. 1994.

DICIONÁRIO Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de Inglês: português-inglês, inglês-português. Oxford University Press, Oxford. 2009.

LEWIS, Gordon. Teenagers. Oxford University Press, New York. 2011.

MURPHY, Raymond. Essential Grammar In Use. 4th Edition. Cambridge University Press, Cambridge. 2015.

PUCHTA, Herbert, STRANKS, Jeff. American More – Student’s Book 1A. Supplementary material: workbook, CD-ROM, DVD. Cambridge University Press, Herbling languages e Editora Ática, São Paulo. 2011.

__________. American More – Student’s Book 1B. Supplementary material: workbook, CD-ROM, DVD. Cambridge University Press, Herbling languages e Editora Ática, São Paulo. 2011.

__________. American More – Student’s Book 2A. Supplementary material: workbook, CD-ROM, DVD. Cambridge University Press, Herbling languages e Editora Ática, São Paulo. 2011.

__________. American More – Student’s Book 2B. Supplementary material: workbook, CD-ROM, DVD.: Cambridge University Press, Herbling languages e Editora Ática, São Paulo. 2011.

UR, Penny. A Course in Language Teaching: Practice and Theory. Cambridge University Press, Cambridge. 2010.

QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS – Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001. Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspraticas/formulario/quadro_niveisco.... Acesso em: 25 jan 2013.

 

INGLÊS A2 - ADOLESCENTES

EMENTA

Desenvolvimento, em nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua inglesa. Incluem-se estudos de vocabulário, pronúncia, sintaxe e semântica, com ênfase na comunicação e compreensão oral, na expressão escrita e compreensão de leitura e adequados a adolescentes de 13 a 15 anos de idade. Noções referentes à cultura dos países de língua inglesa.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Falar sobre experiências em diferentes lugares; apresentar sugestões; perguntar por duração de eventos; perguntar sobre sonhos; ler questionários, gêneros de filmes; preferências; ler resumos de livros; escrever uma análise de um filme; falar sobre planos e preferências; falar sobre atividades esportivas; falar sobre características geográficas; ler e escrever sobre um acampamento; falar sobre signos do zodiáco e superstições; ouvir e ler uma peça teatral; escrever uma análise de uma estória; pedir informações no cinema; ler um texto sobre história; escrever uma carta simples; falar sobre ambição; ler um artigo de revista; falar e escrever sobre obrigações e direitos familiares; falar sobre hábitos passados; concordar e discordar; escrever um resumo; manifestar solidariedade; falar sobre o nascimento das pessoas; ouvir, ler e escrever sobre catástrofes; emitir opiniões sobre situações ocorridas a outras pessoas; ler e falar sobre dilemas de adolescentes; responder um questionário; escrever um questionário; falar sobre férias; apresentar razões e deduções; ler emails sobre viagem; ler e escrever sobre ecologia; falar sobre heróis; justificar opções; identificar alguém; falar, ler e escrever sobre lugares; comprar roupas esportivas; falar sobre esportes atípicos; falar sobre o trajeto para a escola; escrever uma estória curta de ficção científica; falar sobre obrigações; falar sobre hábitos de consumo; escrever uma carta de ajuda; falar sobre características de personalidade e trabalho; escrever uma descrição do trabalho de alguém; falar sobre tipos de livros; escrever sobre um livro preferido; falar sobre eventos; falar sobre permissão; planejar um evento de caridade; falar, ler e escrever sobre hábitos saudáveis de alimentação; falar sobre linguagem corporal; falar sobre premiações, fama e felicidade; falar e escrever sobre alguém admirável; falar sobre hobbies; falar sobre tipos de personalidade; falar sobre a adolescência e suas dificuldades; falar sobre locais de trabalho; falar e escrever sobre situações adversas.

2. Competências (inter)culturais

Os Estados Unidos; autores e livros modernos; a lingua inglesa ao redor do mundo; revistas em quadrinhos japonesas; trabalho voluntário durante as férias; o lixo produzido no ocidente; meios de transporte eco-amigáveis; o trabalho dos

guardas florestais; maratonistas e instituições de caridade; artistas de rua; coleções atípicas; o consumo e a ética.

BIBLIOGRAFIA

BAILEY, M. K. Learning About Language Assessment: Dilemmas, Decisions, and Directions. Heinle & Heinle Publishers. Printed in the U.S. 1998.

BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais – Língua Estrangeira – 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

__________. MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

BROWN, D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents: Englewoods Cliff, NJ. 1994.

DICIONÁRIO Concise Oxford English Dictionary. Oxford University Press, Oxford. 2011.

LEWIS, Gordon. Teenagers. Oxford University Press, New York. 2011.

MURPHY, Raymond. Essential Grammar In Use. 4th Edition. Cambridge University Press, Cambridge. 2015.

PUCHTA, Herbert, STRANKS, Jeff. American More – Student’s Book 3A. Supplementary material: workbook, CD-ROM, DVD. Cambridge University Press, Herbling languages e Editora Ática, São Paulo. 2011.

__________. American More – Student’s Book 3B. Supplementary material: workbook, CD-ROM, DVD. Cambridge University Press, Herbling languages e Editora Ática, São Paulo. 2011.

__________. American More – Student’s Book 4A. Supplementary material: workbook, CD-ROM, DVD. Cambridge University Press, Herbling languages e Editora Ática, São Paulo. 2011.

__________. American More – Student’s Book 4B. Supplementary material: workbook, CD-ROM, DVD. Cambridge University Press, Herbling languages e Editora Ática, São Paulo. 2011.

UR, Penny. A Course in Language Teaching: Practice and Theory. Cambridge University Press, Cambridge. 2010.

QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS – Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001. Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspraticas/formulario/quadro_niveisco.... Acesso em: 25 jan 2013.

 

 

 

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