Processo seletivo estagiários Cursos de Letras UFES 2021/2

Atualizado em 12/04/2021 às 19h30

O Núcleo de Línguas da Ufes abre processo seletivo para estagiários dos Cursos de Letras da UFES para realizar atuar como instrutores nas turmas dos cursos de línguas estrangeiras a partir do período 2021/2, como estágio não obrigatório:

- Letras Inglês
- Letras Português-Espanhol
- Letras Português-Francês
- Letras Português-Italiano
- Pós-graduação em Letras e Línguística

Antecipação de feriados municipais e ajustes no calendário de aulas

Não haverá aulas nos dias 30 e 31/03, excepcionalmente, em virtude da Lei Municipal 57/2021, aprovada em 26/03, pela Câmara Municipal de Vitória. Devido ao agravamento da pandemia de COVID-19, foram antecipados o feriado municipal de 12/04 – Nossa Senhora da Penha e o ponto facultativo em 03/06 – Corpus Christi, conforme estipulado pelo Município de Vitória.

O calendário de aulas, avaliações e feriados será ajustado e divulgado no ambiente virtual das turmas.

Falhas para acessar o aplicativo Microsoft Teams em 15/03/2021

Alguns alunos e professores perceberam falhas ao acessar a plataforma Teams e identificamos que estão relacionadas a problemas de autenticação dos usuários no Brasil e no Exterior.

Os alunos das turmas dos horários das 16h10 às 17h40, das 18h20 às 19h50 e das 20h às 21h30, desta segunda-feira - 15/03, receberão orientação dos professores sobre a proposta de reposição do conteúdo nas próximas aulas.

Atenciosamente,

Coordenação Núcleo de Línguas

Matrículas para Cursos de Libras 2021/1 – Fevereiro a Junho

O curso é direcionado à comunidade ouvinte que busca aprender uma segunda língua de modalidade visuoespacial - Libras, com o propósito de comunicar-se com pessoas surdas e capacitar-se para um atendimento social e profissional, em conformidade com a legislação brasileira no que diz respeito à inclusão da comunidade surda e seus direitos de acessibilidade comunicacional.

Destina-se, também, as escolas e empresas públicas e privadas que trabalham com integração da comunidade surda e que necessitam se adequar-se para garantir a inclusão dos surdos em quaisquer espaços sociais.

Matrículas/rematrículas 2021/1 após o início das aulas

As aulas dos Cursos de Línguas iniciaram no dia 18/02/2021 e ainda é possível realizar matrículas e rematrículas nas turmas em que ainda há vagas, obedecendo as seguintes orientações:

Alunos iniciantes - até o dia 03/03/2021

Os cursos ofertados para adultos maiores de 15 anos:
Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano.

A matrícula no nível iniciante dispensa conhecimento prévio no idioma escolhido e são realizadas on-line:

Para realizar a matrícula:

Cursos especiais 2021/1 - Conversação (Inglês, Espanhol e Italiano)

As aulas de conversação têm o objetivo de reforçar as habilidades de expressão oral e compreensão auditiva. As turmas são formadas por até 16 alunos com o nível de proficiência aproximado para maior interação e debates sobre as atividades propostas nas aulas.

Carga horária do período: 30 horas

Valor do curso: R$ 580,00 (quinhentos e oitenta reais)

Pré-requisitos:

- idade mínima 18 anos

Em 2021/1 serão ofertadas as seguintes turmas:

Curso conversação de inglês

Matrícula não iniciante - Nivelamento Fevereiro a Junho 2021/1

Atualizado em 04/02/2021 - 15h30

Os estudantes que desejam se matricular nos Cursos de Línguas e já estudaram o idioma em escolas de línguas, residiram ou estudaram em país que tenha o idioma que deseja ingressar como língua oficial devem realizar o teste de nivelamento e se matricular em níveis não iniciantes, a partir do nível 2.

Estão abertas as inscrições para teste de nivelamento para os cursos de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Matrículas para alunos não-iniciantes – Inglês para Adolescentes Nivelamento Fevereiro a Junho 2021/1

O teste de nivelamento tem por objetivo avaliar o nível de conhecimento de estudantes adolescentes entre 11 e 14 anos que desejam ingressar em níveis não iniciantes no Curso de Inglês ofertado pelo Núcleo de Línguas.Para ingressar nas turmas dessa faixa etária, os candidatos precisam cursar do 6º ano em diante e atender aos requisitos de adequação de idade e ao tempo de estudo prévio de inglês, conforme a seguir:

Recesso administrativo

O ano de 2020 foi desafiador e nos mostrou outras formas de aprender e ensinar. Percebemos que os desafios podem ser superados na modalidade presencial ou remota. Experimentar não foi fácil, mas nos permitiu ver outras perspectivas e desenvolver novas habilidades.

Resultado das inscrições para sorteio de bolsas de estudo para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública 2021/1

Conforme previsto no cronograma do regulamento de sorteio de bolsas para estudantes da rede pública, apresentamos a lista dos candidatos que poderão participar do sorteio:

Relatório de candidatos - situação e inscrições