Instruções para matrículas/rematrículas 2021/2

Considerando o contexto indefinido da pandemia de Covid-19 e visando à segurança dos nossos estudantes, professores e colaboradores, as aulas e atividades no Núcleo de Línguas continuarão no segundo semestre de 2021 no formato remoto por meio de plataforma digital.

Antes da realização da matrícula e rematrícula, os alunos devem estar cientes e de acordo com as informações e orientações a seguir:

1 - Carga horária dos cursos

A carga horária do período  2021/2 para os cursos regulares voltará a ser de 51 (cinquenta e uma) horas, sendo divididas em 45 (quarenta e cinco) horas de aulas síncronas (em que estudantes e professores interagem ao mesmo tempo, em dias e horários definidos na matrícula/ rematrícula) e 6 (seis) horas de atividades assíncronas.

1.1 - As atividades assíncronas:

São consideradas assíncronas as atividades que se desenvolvem com algum grau de interação entre professores e alunos (ou entre alunos), ainda que essa interação não se dê simultaneamente. Desse modo, professores e alunos não precisam realizar uma atividade ao mesmo tempo como ocorre nas aulas on-line pela plataforma. As atividades serão propostas, em seu tempo, pelas equipes de professores. Cada atividade será postada em um momento na plataforma ou em outros recursos de comunicação (e-mail, por exemplo) e recebido no outro, obedecendo aos prazos-limites para entrega. Algumas dessas atividades contemplam compreensão de textos escritos ou gravados em mídia (leitura e auditiva), produção de textos (escrita) a partir de tópicos e/ou produção oral via mídia digital.

As atividades assíncronas estarão sujeitas a avaliação e serão supervisionadas pelas equipes de professores de cada idioma ministrado no Núcleo de Línguas.

Calendário das aulas

O período 2021/2 será realizado entre agosto e dezembro:

Dias de aula Início Término
Segundas e quartas 09/08/2021 15/12/2021
Terças e quintas 10/08/2021 16/12/2021
Sextas 13/08/2021 10/12/2021
Sábados 14/08/2021 11/12/2021

 

Recesso e feriados 2021/2: em breve

 

3 - Matrículas e rematrículas após o início das aulas

É possível ingressar nas turmas até a segunda semana de aulas, desde que existam vagas e que os alunos acatem as seguintes condições:

- As aulas anteriores à confirmação da matrícula serão consideradas como carga horária realizada e serão registradas aos alunos como falta, sugerimos consultar o cronograma das aulas no calendário acadêmico e a frequência obrigatória para aprovação;

- Não será possível a reposição das aulas realizadas, pois são realizadas ao vivo e sem gravação. 
 

4 - Sobre o uso da Plataforma Digital

Durante o período de suspensão das atividades presenciais na Ufes devido ao contexto da pandemia de Covid-19, as aulas dos Cursos de Línguas são realizadas por meio da plataforma digital Microsoft Teams. 

Para participar das aulas, o aluno precisará de boa conexão de internet e de um dispositivo eletrônico com câmera e microfone para assistir às aulas, interagir com o grupo e realizar as atividades assíncronas.

Caso seja necessário, as aulas poderão ser gravadas apenas pelos professores, sendo vedada toda e qualquer divulgação e/ou reprodução das aulas gravadas em contexto alheio aos interesses do Núcleo de Línguas.

Para melhor aproveitamento das aulas e interação na plataforma, a Microsoft recomenda os seguintes requisitos de hardware e conexão à internet, conforme orientação em:  https://docs.microsoft.com/pt-br/microsoftteams/hardware-requirements-for-the-teams-app

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910