Instruções para matrículas/rematrículas 2021/1

Considerando o contexto indefinido da pandemia de Covid-19 e visando à segurança dos nossos estudantes, professores e colaboradores, as aulas e atividades no Núcleo de Línguas continuarão no primeiro semestre de 2021 no formato remoto por meio de plataforma digital.

Antes da realização da matrícula e rematrícula, os alunos devem estar cientes e de acordo com as informações e orientações a seguir:

1 - Carga horária dos cursos

A carga horária do período  2021/1 para os cursos regulares voltará a ser de 51 (cinquenta e uma) horas, sendo divididas em 45 (quarenta e cinco) horas de aulas síncronas (em que estudantes e professores interagem ao mesmo tempo, em dias e horários definidos na matrícula/ rematrícula) e 6 (seis) horas de atividades assíncronas.

1.1 - As atividades assíncronas:

São consideradas assíncronas as atividades que se desenvolvem com algum grau de interação entre professores e alunos (ou entre alunos), ainda que essa interação não se dê simultaneamente. Desse modo, professores e alunos não precisam realizar uma atividade ao mesmo tempo como ocorre nas aulas on-line pela plataforma. As atividades serão propostas, em seu tempo, pelas equipes de professores. Cada atividade será postada em um momento na plataforma ou em outros recursos de comunicação (e-mail, por exemplo) e recebido no outro, obedecendo aos prazos-limites para entrega. Algumas dessas atividades contemplam compreensão de textos escritos ou gravados em mídia (leitura e auditiva), produção de textos (escrita) a partir de tópicos e/ou produção oral via mídia digital.

As atividades assíncronas estarão sujeitas a avaliação e serão supervisionadas pelas equipes de professores de cada idioma ministrado no Núcleo de Línguas.

2 - Calendário das aulas

O período 2021/1 será realizado entre fevereiro e junho:

Dias de aula Início Término
Segundas e quartas 22/02/2021 23/06/2021
Terças e quintas 18/02/2021 24/06/2021
Sextas 19/02/2021 25/06/2021
Sábados 20/02/2021 26/06/2021

 

 

Recessos e feriados
MÊS DIA FERIADO

Abril

02

03

12

21

Paixão (6ª)

Aleluia (sábado)

N. Sr.ª Penha (2ªf)

Tiradentes (4ªf) 

Maio 01 Dia do Trabalho (Sáb)
Junho

03

04

05

Corpus Christi (5ªf)

Recesso (6ªf)

Recesso (sábado)

 

3 - Matrículas e rematrículas após o início das aulas

É possível ingressar nas turmas até a segunda semana de aulas, desde que existam vagas e que os alunos acatem as seguintes condições:

- As aulas anteriores à confirmação da matrícula serão consideradas como carga horária realizada e serão registradas aos alunos como falta, sugerimos consultar o cronograma das aulas no calendário acadêmico e a frequência obrigatória para aprovação;

- Não será possível a reposição das aulas realizadas, pois são realizadas ao vivo e sem gravação. 
 

4 - Sobre o uso da Plataforma Digital

Durante o período de suspensão das atividades presenciais na Ufes devido ao contexto da pandemia de Covid-19, as aulas dos Cursos de Línguas são realizadas por meio da plataforma digital Microsoft Teams. 

Para participar das aulas, o aluno precisará de boa conexão de internet e de um dispositivo eletrônico com câmera e microfone para assistir às aulas, interagir com o grupo e realizar as atividades assíncronas.

Caso seja necessário, as aulas poderão ser gravadas apenas pelos professores, sendo vedada toda e qualquer divulgação e/ou reprodução das aulas gravadas em contexto alheio aos interesses do Núcleo de Línguas.

Para melhor aproveitamento das aulas e interação na plataforma, a Microsoft recomenda os seguintes requisitos de hardware e conexão à internet, conforme orientação em:  https://docs.microsoft.com/pt-br/microsoftteams/hardware-requirements-for-the-teams-app

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910