Cancelamento do edital 01/2020 - Proficiência em Língua Estrangeira

A coordenação do Núcleo de Línguas informa a decisão de cancelamento do Edital 01/2020 e da realização das provas de Proficiência em Línguas para a Pós-Graduação neste ano de 2020.

A decisão se faz com profunda reflexão e preocupação com a saúde e segurança de todos os envolvidos na realização da atividade na Ufes. Compreendemos que, em consonância com a prorrogação da suspensão das atividades presenciais da Ufes até o dia 31/12/2020, com realização de atividades de maneira remota; observando o avanço da pandemia de COVID-19 no país e as altas taxas de mortalidade a que assistimos; e em adequação com o Plano de Biossegurança e Contingência da Ufes, que prevê, entre outras exigências, a manutenção de distância mínima; a realização das provas  conforme expresso no Edital 01/2020, ou seja, de forma presencial é impossível neste momento, uma vez que desrespeitaria as diretrizes ora em vigor do COE-Ufes. Preocupa-nos, inclusive, caso houvesse a realização desta atividade presencialmente, a responsabilização da instituição como um todo pelo prejuízo de saúde que viesse a acometer alguém que participasse dessa prova.

Registramos ainda que a decisão levou em consideração a possibilidade de outra forma de aplicação das provas, que têm sido estudadas, inclusive a partir da experiência de outras instituições públicas; no entanto, quaisquer outras formas que venham a ser possíveis não estarão em consonância com o Edital 001/2020.  A coordenação do Núcleo de Línguas continua estudando esta demanda e reavaliando a possibilidade de oferta de provas de proficiência para a Pós-Graduação da Ufes em 2021, com a manutenção da qualidade das provas e com o menor custo possível de aplicação para nossos candidatos.

Orientamos aos candidatos que procurem os programas de pós-graduação da Ufes com processos seletivos aberto para orientação quanto às opções oferecidas para a avaliação da proficiência em Língua Estrangeira.

Ressarcimento do valor pago pela taxa de inscrição:

Todos os candidatos que receberão um e-mail nos próximos dias da coordenação do Núcleo de Línguas com as instruções sobre o ressarcimento do valor pago.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910