Alunos regulares dos Cursos de Línguas - Rematrícula
O resultado final estará disponível no portal do aluno no período de 06 a 10 de julho de 2023, com vencimento em 10/07/2023, após essa data é necessário entrar em contato com a secretaria para rematrícula em uma turma com vaga disponível.
A partir de 2023 você também poderá pagar as semestralidades dos cursos de línguas por cartão de crédito à vista ou parcelado em 5 vezes.
O sistema automático está em implementação, mas você já pode solicitar o pagamento com cartão de crédito ao acessar o portal do aluno para ver seu resultado de 2023/1.
Opções de pagamento da semestralidade:
800,00 – boleto bancário à vista
820,00 – cartão de crédito à vista
860,00 – cartão de crédito em até 5 vezes
O valor do semestre não inclui o material didático.
Se optar pelo pagamento por boleto, basta efetuar o pagamento até o vencimento.
Se optar pelo pagamento com cartão de crédito você receberá um e-mail de pagamentocartao [at] clinguas.org.br com um link seguro da Cielo para inserir os dados do cartão e confirmar o seu pagamento.
Se tiver dúvidas ou não se sentir seguro para o pagamento pelo link, você também poderá vir ao Núcleo de Línguas e efetuar o pagamento na máquina manual.
Para garantir a oferta da turma e horário no próximo semestre, é fundamental que o pagamento ocorra até o vencimento, confirmando assim a vaga para o próximo semestre. Após o vencimento, os pagamentos não confirmados serão cancelados e as vagas correspondentes serão disponibilizadas para trocas de horário e matrículas de novos alunos que ingressarem por nivelamento.
O acesso ao portal do aluno é pelo site www.nucleodelinguas.ufes.br, menu à esquerda, na aba serviços online. É necessário realizar cadastro de senha com o número de matrícula e CPF. Depois de atualizar o login, basta acessar com número da matrícula e a senha.
Mudança de Turma/Troca de Horário
É realizada entre turmas do mesmo nível de acordo com a necessidade do aluno ou em caso de cancelamento de turmas.
A partir do dia 07 de julho de 2023, a troca de horário poderá ser solicitada à secretaria, que avaliará o limite de estudantes nas turmas e, nos casos em que a troca for viável, fará os registros no sistema acadêmico.
Os estudantes que farão a rematrícula para 2023/2 e desejam trocar de horário devem entrar em contato com a secretaria antes do pagamento do boleto.
Interrupção de curso:
Os estudantes que decidirem interromper o curso no próximo semestre para retornar em outro momento, não devem pagar o boleto de rematrícula e será considerada a desistência para o período.
O retorno ao curso após a interrupção deverá ser solicitado à secretaria e obedecerá aos seguintes critérios:
Tempo de afastamento | O aluno só poderá matricular-se |
Até 2 semestres | No nível seguinte ao aprovado |
Por mais de 2 semestres | Após fazer o teste de nivelamento, conforme resultado obtido. |
Estudantes não aprovados:
O estudante que não for aprovado e desejar continuar os estudos em 2023/1 deve procurar a secretaria a partir do dia 06/07/2023, para buscar nova turma para a rematrícula, de acordo com a disponibilidade de vagas.
Cancelamento de turmas
As turmas deficitárias, com número inferior a 14 (quatorze) estudantes, estão sujeitas a cancelamento.
Os estudantes de uma turma cancelada serão consultados sobre uma possível transferência para turma em outro horário disponível. Não sendo possível essa transferência, o estudante poderá solicitar a devolução do valor da semestralidade paga.
Desistência com restituição do valor pago
A restituição do valor pago ocorre sem deduções antes do início das aulas.
Após o início das aulas com a dedução do valor correspondente às horas/aulas realizadas até a data da solicitação.
O prazo limite para os pedidos de devolução do valor pago é 28/08/2023.