Matrículas para Cursos de Libras 2021/2 – Setembro a Dezembro

O curso é direcionado à comunidade ouvinte que busca aprender uma segunda língua de modalidade visuoespacial - Libras, com o propósito de comunicar-se com pessoas surdas e capacitar-se para um atendimento social e profissional, em conformidade com a legislação brasileira no que diz respeito à inclusão da comunidade surda e seus direitos de acessibilidade comunicacional.

Coordenação do Curso: Profª Flávia Medeiros Alvaro Machado – DLL/CCHN/UFES

Modalidade on-line:

As aulas acontecerão somente on-line por meio da Plataforma G-suíte- Google classroom.

Antes da realização da matrícula e rematrícula, os alunos devem estar cientes e de acordo com as informações e orientações a seguir:

1 - Carga horária dos cursos

A carga horária do período  2021/2 para os cursos regulares voltará a ser de 51 (cinquenta e uma) horas, sendo divididas em 33 (trinta e três) horas de aulas síncronas (em que estudantes e professores interagem ao mesmo tempo, em dias e horários definidos na matrícula/ rematrícula) e 18 (dezoito) horas de atividades assíncronas.

1.1 - As atividades assíncronas:

São consideradas assíncronas as atividades que se desenvolvem com algum grau de interação entre professores e alunos (ou entre alunos), ainda que essa interação não se dê simultaneamente. Desse modo, professores e alunos não precisam realizar uma atividade ao mesmo tempo como ocorre nas aulas on-line pela plataforma. As atividades serão propostas, em seu tempo, pelo professor e cada atividade será postada em um momento na plataforma ou em outros recursos de comunicação (e-mail, por exemplo) e recebido no outro, obedecendo aos prazos-limites para entrega. Algumas dessas atividades contemplam compreensão de textos escritos ou gravados em mídia (leitura e auditiva), produção de textos (escrita) a partir de tópicos e/ou produção oral via mídia digital.

As atividades assíncronas estarão sujeitas a avaliação e serão supervisionadas pela coordenadora do curso.

2- Sobre o uso da Plataforma Digital G-SUÍTE (Google classroom)

Para participar das aulas, o aluno precisará de boa conexão de internet e de um dispositivo eletrônico com câmera e microfone para assistir às aulas remotas (síncronas), interagir com o grupo e realizar as atividades assíncronas no classroom.

Para melhor aproveitamento das aulas e interação na plataforma, sugerimos o uso de computador com microfone e câmera e os seguintes requisitos de hardware e conexão à internet:

3- Programa dos cursos

Como realizar a matrícula:

Pré-requisitos:

- Idade mínima de 15 anos;

- Escolaridade em nível Ensino Médio

- Ser ouvinte com o objetivo de aprender e/ou se especializar na comunicação em Língua Brasileira de Sinais.

Valor da semestralidade: R$ 580,00

Iniciantes: LIBRAS 1

A matrícula no nível iniciante dispensa conhecimento prévio e serão realizadas apenas pela internet por meio do portal do candidato a partir do dia 24/08/2021 no link portal do candidato.

Aulas às Segundas-feiras das 19h às 22h

Início:  13/09  Término:   13/12

Alunos que já possuem conhecimento: LIBRAS 3

Será ofertado para os alunos que cursaram os níveis LIBRAS 1 e LIBRAS 2 no Núcleo de Línguas e para os interessados que já possuem conhecimento prévio de Libras e desejam retomar os estudos.

Aulas às quartas-feiras das 19h às 22h

Início:  08/09  Término:   01/12

Os interessados devem entrar em contato com a secretaria do Núcleo de Línguas, a partir do dia 24/08/2021 que fará a rematrícula automática dos ex-alunos ou agendará uma entrevista de nivelamento com a coordenadora do curso para os novos alunos.