Matrículas para Cursos de Libras 2021/1 – Fevereiro a Junho

O curso é direcionado à comunidade ouvinte que busca aprender uma segunda língua de modalidade visuoespacial - Libras, com o propósito de comunicar-se com pessoas surdas e capacitar-se para um atendimento social e profissional, em conformidade com a legislação brasileira no que diz respeito à inclusão da comunidade surda e seus direitos de acessibilidade comunicacional.

Destina-se, também, as escolas e empresas públicas e privadas que trabalham com integração da comunidade surda e que necessitam se adequar-se para garantir a inclusão dos surdos em quaisquer espaços sociais.

Coordenação do Curso: Profª Flávia Medeiros Alvaro Machado – DLL/CCHN/UFES

Modalidade on-line:

Com a suspensão das atividades presenciais em razão da Pandemia por Covid-19, as aulas acontecerão somente on-line por meio da Plataforma G-suíte- Google classroom.

Antes da realização da matrícula e rematrícula, os alunos devem estar cientes e de acordo com as informações e orientações a seguir:

1 - Carga horária dos cursos

A carga horária do período  2021/1 para os cursos regulares voltará a ser de 51 (cinquenta e uma) horas, sendo divididas em 26 (vinte e seis) horas de aulas síncronas (em que estudantes e professores interagem ao mesmo tempo, em dias e horários definidos na matrícula/ rematrícula) e 25 (vinte e cinco) horas de atividades assíncronas.

1.1 - As atividades assíncronas:

São consideradas assíncronas as atividades que se desenvolvem com algum grau de interação entre professores e alunos (ou entre alunos), ainda que essa interação não se dê simultaneamente. Desse modo, professores e alunos não precisam realizar uma atividade ao mesmo tempo como ocorre nas aulas on-line pela plataforma. As atividades serão propostas, em seu tempo, pelo professor e cada atividade será postada em um momento na plataforma ou em outros recursos de comunicação (e-mail, por exemplo) e recebido no outro, obedecendo aos prazos-limites para entrega. Algumas dessas atividades contemplam compreensão de textos escritos ou gravados em mídia (leitura e auditiva), produção de textos (escrita) a partir de tópicos e/ou produção oral via mídia digital.

As atividades assíncronas estarão sujeitas a avaliação e serão supervisionadas pela coordenadora do curso.

2- Sobre o uso da Plataforma Digital G-SUÍTE (Google classroom)

Para participar das aulas, o aluno precisará de boa conexão de internet e de um dispositivo eletrônico com câmera e microfone para assistir às aulas remotas (síncronas), interagir com o grupo e realizar as atividades assíncronas no classroom.

Para melhor aproveitamento das aulas e interação na plataforma, sugerimos o uso de computador com microfone e câmera e os seguintes requisitos de hardware e conexão à internet:

Clique aqui para os requisitos da Plataforma G-suite

3- Programa dos cursos (clique aqui)

Como realizar a matrícula:

Pré-requisitos:

- Idade mínima de 15 anos;

- Escolaridade em nível Ensino Médio

- Ser ouvinte com o objetivo de aprender e/ou se especializar na comunicação em Língua Brasileira de Sinais.

Valor da semestralidade: R$ 580,00

Iniciantes: LIBRAS 1

A matrícula no nível iniciante dispensa conhecimento prévio e serão realizadas apenas pela internet por meio do portal do candidato a partir do dia 23/02/2021: link para portal do candidato

Calendário de aulas:

LIBRAS 1 - Aulas ao vivo às 5ªs feiras

MÊS DIAS DE AULA
Março 18 25
Abril 08 15 22 29
Maio 06 13 20 27
Junho 10 17 24

1ª Avaliação: 06/05
2ª Avaliação: 24/06
Feriados:
01/04 – Recesso quinta-feira Santa
03/06 – Corpus Christi

Alunos que já possuem conhecimento - LIBRAS 2

Será ofertado para os alunos que cursaram o nível LIBRAS 1 em 2020 no Núcleo de Línguas e para os interessados que já possuem conhecimento prévio de Libras e desejam retomar os estudos.

Os interessados devem entrar em contato com a secretaria do Núcleo de Línguas, a partir do dia 23/02/2021 que fará a rematrícula automática dos ex-alunos ou agendará uma entrevista de nivelamento com a coordenadora do curso para os novos alunos.

Contatos com Secretaria:

E-mail para: secretaria [at] clinguas.org.br

Telefones: 4009 2880, 4009 2875, 4009 2876 e 4009 2874.

Calendário de aulas:

LIBRAS 2 - Aulas ao vivo às 6ªs feiras