Regular

Curso extensivo para adultos:

Compreende 4 níveis de acordo com a nomenclatura do quadro Comum Europeu, divididos em 8 períodos sequenciados, de 45 horas de aula cada um, totalizando 360 horas, conforme equivalências a seguir:

Nivel equivalente do QECRL

Carga horária
QECRL

Nível Programa Cursos de  Linguas

Carga horária do período

A1

90 horas

Francês  1

45 horas

Francês 2

45 horas

A2

90 horas

Francês 3

45 horas

Francês 4

45 horas

B1

90 horas

Francês 5

45 horas

Francês 6

45 horas

B2

90 horas

Francês 7

45 horas

Francês 8

45 horas

 

 

1. Para os objetivos dos Cursos de Línguas é considerado adulto o aluno que tiver no mínimo 15 (quinze) anos de idade.

2. O termo sequenciados, significa gradação programática. Significa, também, que cada nível ou período tem como pré-requisito o nível ou período imediatamente anterior do mesmo curso.

3. Os certificados são emitidos após a conclusão de cada nível equivalente do QCERL . A carga horária para emissão do certificado é obtida, somando-se a carga horário que o aluno cursou no Programa de Extensão Cursos de Línguas.

 

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO:

A frequência mínima às aulas é de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada nível e curso.

Nos cursos sequenciais, os alunos são avaliados por um sistema de avaliação do desempenho representado pelos conceitos A, B, C e D, sendo este último equivalente a reprovação. Para ser aprovado, o aluno deverá obter o conceito mínimo C para ser aprovado. O conceito C significa que, em seu desempenho, o aluno atingiu 60% do total que dele se espera nas quatro “habilidades” (compreensão oral, produção oral, compreensão de leitura e produção escrita, nesta ordem de prioridades).

 

EMENTAS, PROGRAMAS E BIBLIOGRAFIAS: 

FRANCÊS A1

EMENTA

Desenvolvimento, em nível A1 (102 horas de aula), de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua francesa, nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Saudar e desperdir-se; apresentar-se e apresentar alguém; soletrar; comunicar-se em sala de aula; contar; fazer perguntas simples; justificar uma escolha; perguntar e dar informações pessoais simples; falar da profissão, dos gostos, da família, das atividades diárias; caracterizar uma pessoa; utilizar as formas de tratamento: formal e informal.

Falar sobre as férias; expressar gostos, preferências, intenções; situar-se no espaço; indicar o país e a destinação; falar do tempo; compreender e explicar um intinerário; fazer compras em uma loja; convidar; pedir e informar o preço; marcar um compromisso; compreender la rotina; falar dos hábitos cotidianos;

2. Competências (inter)culturais

Imagens da França, a França em números; o retrato falado dos franceses; os franceses e as novas formas de comunicação; a França e suas línguas regionais; o plurilinguismo no mundo fracófono; o teatro; a música francesa e seus intérpretes. Férias na França; Étretat e outras paisagens; festas francesas: la Fête des voisins, la Nuit Blanche, les Journées du patrimoine ; se cuidar ; o artesanato francês.

BIBLIOGRAFIA:

ABRY, Dominique. CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique – Niveau A1/A2. Hachette Livre, Paris, 2010 ;

AKYÜZ, Anne. BAZELLE-SHAHMAEI, Bernadette. BONENFANT, Joëlle. GLIEMANN, Marie-Françoise. Les exercices de Grammaire-A1. Hachette Livre, Paris, 2005 ;

BERARD E.  L’approche communicative: théorie et pratiques. Paris: Clé International,  1991 ;

BESCHERELLE. La Conjugaison pour tous. Édition entièrement revue sous la responsabilité scientifique de Michel Arrivé. Hatier, Paris, 2006 ;

CADRE EUROPEEN COMMUN DE REFERENCE POUR LES LANGUES. Division des Politiques Linguistiques Strasbourg. Conseil de L’Europe. Les éditions Didier, Paris, 2005 ;

CHAZAUD, Henri Bertaud du. Dictionnaire de Synonymes et Contraires. Dictionnaires Le ROBERT, Montréal, 1998 ;

FLUMIAN, Catherine ; LABASCOULE, Josiane ; PRINIOTAKIS, Serge ; ROYER, Corine . Nouveau Rond-Point 1. (Conseil pédagogique et révision : Christian Puren). Éditions Maisons de Langues, Paris, 2013 ;

GREGOIRE, Maia. MERLO, Gracia. Grammaire progressive du français. Niveau débutant. CLE International : França, 2014 ;

Le Petit Robert. Dictionnaire de la Langue Française. Dictionnaires Le ROBERT, Paris, 2002 ;

LIRIA, Philippe; LIONS-OLIVIERI Marie-Laure (coord.) L’approche actionnelle dans l’enseignement des langues – Onze articles pour mieux compreendre et faire le point. Maison des Langues :  Paris, 2009.

MIQUEL, Claire. Communication progressive du français. Niveau débutant. CLÉ International: França, 2014.

 

FRANCÊS A2

EMENTA

Desenvolvimento, em nível A2 (102 horas de aula), de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua francesa, nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

  1.  Competências comunicativas

Aconselhar; sugerir e recomendar; comparar; falar sobre o seu percurso de vida; avaliar aptitudes e competências; expressar e confrontar opinões; situar um fato no passado. Pedir um prato em um restaurante; pedir informações sobre um prato; explicar como preparar um prato; expressar certa quantidade de algo; descrever e comparar lugares; situar-se no espaço; expressar opiniões; avaliar e estabelecer prioridades; expressar a falta e o excesso; nomear e apresentar objetos; descrever e explicar o funcionamento de um objeto; caracterizar objetos e destacar suas qualidades; convencer; expressar a causa e o objetivo; situar um fato no futuro; evocar lembranças, experiências vividas; planejar o futuro; expressar a dificuldade, a necessidade e a vontade; avaliar o seu aprendizado; fazer predileções; fazer sugestões e recomendações.

  1. Competências (inter)culturais

Férias na França; Étretat e outras paisagens; festas francesas: la Fête des voisins, la Nuit Blanche, les Journées du patrimoine ; se cuidar ; o artesanato francês. À  mesa; as refeições francesas; as especialidades culinárias de certas regiões francesas; Paris ao longo do tempo; as boas opções de lugares onde comprar objetos de segunda-mão; os Franceses e o comércio de objetos usados; uma France para todos; os trunfos turísticos da França;

BIBLIOGRAFIA:

ABRY, Dominique. CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique – Niveau A1/A2. Hachette Livre, Paris, 2010 ;

AKYÜZ, Anne. BAZELLE-SHAHMAEI, Bernadette. BONENFANT, Joëlle. GLIEMANN, Marie-Françoise. Les exercices de Grammaire-A2. Hachette Livre, Paris, 2006 ;

BERARD E.  L’approche communicative: théorie et pratiques. Paris: Clé International,  1991 ;

BESCHERELLE. La Conjugaison pour tous. Édition entièrement revue sous la responsabilité scientifique de Michel Arrivé. Hatier, Paris, 2006 ;

CADRE EUROPEEN COMMUN DE REFERENCE POUR LES LANGUES. Division des Politiques Linguistiques Strasbourg. Conseil de L’Europe. Les éditions Didier, Paris, 2005 ;

CHAZAUD, Henri Bertaud du. Dictionnaire de Synonymes et Contraires. Dictionnaires Le ROBERT, Montréal, 1998 ;

FLUMIAN, Catherine ; LABASCOULE, Josiane, Monique ; CHRISTIAN, Lause ; ROYER, Corinne. Nouveau Rond-Point 1. (Conseil pédagogique et révision : Christian Puren) Éditions Maisons de Langues, Paris, 2011 ;

GREGOIRE, Maia. MERLO, Gracia. Grammaire progressive du français. Niveau débutant. CLE International : França, 2014 ;

Le Petit Robert. Dictionnaire de la Langue Française. Dictionnaires Le ROBERT, Paris, 2002 ;

LIRIA, Philippe; LIONS-OLIVIERI Marie-Laure (coord.) L’approche actionnelle dans l’enseignement des langues – Onze articles pour mieux compreendre et faire le point. Maison des Langues :  Paris, 2009.

MIQUEL, Claire. Communication progressive du français. Niveau débutant. CLÉ International: França, 2014.

 

FRANCÊS B1

EMENTA

Desenvolvimento, em nível B1 (102 horas de aula), de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua francesa, nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Expressar afinidades, impressões, sentimentos e intensidade; descrever o lugar onde mora; pedir de dar informações sobre gostos, personalidade e hábitos; pedir uma confirmação; confirmar e invalidar uma informação; situar-se no tempo e no espaço; contar eventos passados e evocar lembranças; descrever pessoas, fatos e circunstâncias; falar de projetos; expressar preferências em matéria de lazeres; propor, sugerir algo; aceitar ou recusar um convite;  organizar e participar de um debate; argumentar sobre um assunto; formular hipóteses; avaliar qualidades pessoais; adaptar o registro da língua à situação; compreender instruções; emitir objeções e reagir a elas. Compreender uma descrição, um conto; situar-se no tempo e no espaço; sintetizar uma informação; comentar um texto de um blog; compreender informações do rádio, entrevistas; contar uma pequena história, um acontecimento; interpretar informações estatísticas; elaborar um plano de ação; expressar uma opinião, uma dúvida, um temor; reportar um discurso; expressar o descontentamento, a causa, a consequência; fazer uma reclamação; elaborar hipóteses; falar de objetivos; compreender e colocar em prática regras de jogo; expressar a negação e os sentimentos.

3. Competências (inter)culturais

Os bairros multicultuais de Montréal; literatura: narrativas policias; o teatro de rua; o novo circo; o Cirque du Soleil; jovens e internet; redes sociais; sítios de relacionamentos; o trabalho e suas leis na França. História em quadrinhos; Nantes: capital verde; a linguagem SMS; a língua crioula; Ti Pocame: um conto popular Antillais; A Francofonia; o ensino de francês no mundo; estudar na França. 

BIBLIOGRAFIA:

ABRY, Dominique. CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique – Niveau B1/B2. Hachette Livre, Paris, 2011 ;

BERARD E.  L’approche communicative: théorie et pratiques. Paris: Clé International,  1991.

BESCHERELLE. La Conjugaison pour tous. Édition entièrement revue sous la responsabilité scientifique de Michel Arrivé. Hatier, Paris, 2006 ;

CADRE EUROPEEN COMMUN DE REFERENCE POUR LES LANGUES. Division des Politiques Linguistiques Strasbourg. Conseil de L’Europe. Les éditions Didier, Paris, 2005 ;

CAQUINEAU-GÜNDÜZ, Marie-Pierre. DELATOUR, Yvonne. JENNEPIN, Dominique. LESAGE-LANGOT, Françoise. Les exercices de Grammaire-B1. Hachette Livre, Paris, 2007;

CHAZAUD, Henri Bertaud du. Dictionnaire de Synonymes et Contraires. Dictionnaires Le ROBERT, Montréal, 1998.

FLUMIAN, Catherine ; LABASCOULE, Josiane ; PRINIOTAKIS, Serge ; ROYER, Corine . Nouveau Rond-Point 2. (Conseil pédagogique et révision : Christian Puren). Éditions Maisons de Langues, Paris, 2013 ;

GRÉGOIRE, Maïa. THIÉVENAZ, Odile. Grammaire Progressive du Français – Niveau Intermédiaire. CLÉ International, Paris, 2003 ;

LIRIA, Philippe; LIONS-OLIVIERI Marie-Laure (coord.) L’approche actionnelle dans l’enseignement des langues – Onze articles pour mieux compreendre et faire le point. Maison des Langues :  Paris, 2009.

Le Petit Robert. Dictionnaire de la Langue Française. Dictionnaires Le ROBERT, Paris, 2002.

 

FRANCÊS B2

EMENTA

Desenvolvimento, em nível B2 (102 horas de aula), de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua francesa, nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Dominar a ortografia; reconhecer um ponto de vista; ler um artigo de imprensa; compreender um excerto literário; descrever um fato social; compreender uma entrevista complexa; compreender e escrever uma crítica; opinar; interpretar imagens; organizar um discurso; falar em público;  falar sobre a atualidade; fazer ou avaliar uma exposição oral; definir palavras e expressões; destacar uma informação; utilizar expressões idiomáticas; compreender e fazer descrições complexas de lugares; argumentar e defender opinões; hierarquizar ideias. Expor de forma clara as ideias; defender uma opinião, propor algo; avaliar uma proposta; caracterizar um objeto com precisão; identificar diferentes registros de língua; observar os fenômenos da língua falada; expressar emoções; formular questões; escrever em verso; compreender as regras de um concurso;  falar em público; tomar notas; compreender e interpretar um excerto literário;  compreender um documento sonoro complexo sobre um assunto específico; fazer um discurso; contar acontecimentos passados; compreender uma entrevista complexa.

2. Competências (inter)culturais

Debates sobre a língua francesa; o ditado, fenômeno cultural; os novos hábitos culturais; o consumo alternativo;  atualidade; a estética; os dicionários de língua francesa; a história das palavras e das expressões; os projetos de arquitetura; a arquitetura e o urbanismo francês. Cartaz publicitário; excerto de Panier de fruits de Philippe Delerm; a  relação dos franceses com a publicidade; slam; a música francófona; a língua escrita/língua oral; o mundo do trabalho; os (novos) movimentos sociais; excerto de Germinal de Émile Zola; a história da imigração; o fenômeno “biografia”; o perfil de Stéphane Hessel.

BIBLIOGRAFIA:

ABRY, Dominique. CHALARON, Marie-Laure. Les 500 exercices de phonétique – Niveau B1/B2. Hachette Livre, Paris, 2011 ;

BERARD E.  L’approche communicative: théorie et pratiques. Paris: Clé International,  1991 ;

BESCHERELLE. La Conjugaison pour tous. Édition entièrement revue sous la responsabilité scientifique de Michel Arrivé. Hatier, Paris, 2006 ;

BOULARÈS, Michèle. FRÉROT, Jean-Louis. Grammaire Progressive du Français – Niveau Avancé. CLÉ International, Paris, 2004 ;

CADRE EUROPEEN COMMUN DE REFERENCE POUR LES LANGUES. Division des Politiques Linguistiques Strasbourg. Conseil de L’Europe. Les éditions Didier, Paris, 2005 ;

CAPUCHO, Filomena ; DENYER, Monique ; LABASCOULE, Josiane.  RÉBUFFÉ,   Aurore. ROYER, Corinne. Nouveau Rond-Point 3. (Conseil pédagogique et révision : Katia Coppola, Philippe Liria et Eulàia Vilaginés). Éditions Maisons de Langues, Paris, 2013 ;

CAQUINEAU-GÜNDÜZ, Marie-Pierre. DELATOUR, Yvonne. GIRODON, Jean-Pierre. JENNEPIN, Dominique. LESAGE-LANGOT, Françoise. SOMÉ, Pascal. Les exercices de Grammaire-B2. Hachette Livre, Paris, 2007 ;

CHAZAUD, Henri Bertaud du. Dictionnaire de Synonymes et Contraires. Dictionnaires Le ROBERT, Montréal, 1998 ;

Le Petit Robert. Dictionnaire de la Langue Française. Dictionnaires Le ROBERT, Paris, 2002 .

LIRIA, Philippe; LIONS-OLIVIERI Marie-Laure (coord.) L’approche actionnelle dans l’enseignement des langues – Onze articles pour mieux compreendre et faire le point. Maison des Langues :  Paris, 2009.

 

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910