Regular

Curso extensivo para adultos:

Compreende 4 níveis de acordo com a nomenclatura do quadro Comum Europeu, divididos em 10 períodos sequenciados, de 45 horas de aula cada um, totalizando 450 horas, conforme equivalências a seguir:

 

Nivel equivalente do QECRL

Carga horária
QECRL

Nível Programa Cursos de  Linguas

Carga horária do período

A1

90 horas

Alemão 1

45 horas

Alemão 2

45 horas

A2

135 horas

Alemão 3

45 horas

Alemão 4

45 horas

Alemão 5

45 horas

B1

90 horas

Alemão 6

45 horas

Alemão 7

45 horas

B2

135 horas

Alemão 8

45 horas

Alemão 9

45 horas

Alemão 10

45 horas

 

1. Para os objetivos dos Cursos de Línguas é considerado adulto o aluno que tiver no mínimo 15 (quinze) anos de idade.

2. O termo sequenciados, significa gradação programática. Significa, também, que cada nível ou período tem como pré-requisito o nível ou período imediatamente anterior do mesmo curso.

3. Os certificados são emitidos após a conclusão de cada nível equivalente do QCERL . A carga horária para emissão do certificado é obtida, somando-se a carga horário que o aluno cursou no Programa de Extensão Cursos de Línguas.

 

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO:

A frequência mínima às aulas é de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada nível e curso.

Nos cursos sequenciais, os alunos são avaliados por um sistema de avaliação do desempenho representado pelos conceitos A, B, C e D, sendo este último equivalente a reprovação. Para ser aprovado, o aluno deverá obter o conceito mínimo C para ser aprovado. O conceito C significa que, em seu desempenho, o aluno atingiu 60% do total que dele se espera nas quatro “habilidades” (compreensão oral, produção oral, compreensão de leitura e produção escrita, nesta ordem de prioridades).

 

EMENTAS, PROGRAMAS E BIBLIOGRAFIAS: 

ALEMÃO 1

EMENTA

Desenvolvimento, em nível A1, de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua alemã nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Compreender palavras internacionais; saudar e desperdir-se; apresentar-se e apresentar alguém; iniciar uma conversa;  pedir a conta e pagar; contar; pedir e dar o número de telefone; soletrar; perguntar e dar informações pessoais simples; utilizar as formas de tratamento: formal e informal. Comunicar-se em sala de aula; fazer perguntas simples sobre objetos e dar as respostas. Falar sobre cidades e pontos turísticos; falar sobre as diferentes línguas; perguntar e dar informações sobre a localização geográfica; analisar um gráfico; descrever diferentes tipos de moradia; fazer perguntas e dar respostas sobre atividades diárias; marcar um compromisso no nível profissional e privado; desculpar-se por atrasos; perguntar e dar respostas sobre os lugares de trabalho e o meio de transporte para o trabalho;  perguntar e dar informações sobre o caminho. Falar sobre as profissões; descrever a rotina no trabalho; apresentar alguem num ambiente formal; falar sobre as férias; escrever um cartão postal; descrever um acidente. Fazer compras: pedir um produto; perguntar pelo preço e responder a respeito;  expressar gostos e preferências em relação à alimentação; explicar e entender uma receita.  Fazer compras em uma loja, pedir e informar cores, tamanhos e preços; falar do tempo. Compreender os diálogos numa consulta médica; falar sobre o corpo e doenças; dar conselhos acerca da saúde; expressar sentimentos; escrever uma carta.

2. Competências (inter)culturais

Biografias de alguns alemães e estrangeiros que moram na Alemanha; Imagens da Alemanha, Áustria e Suiça, o mapa da Alemanha, Áustria e Suíça; os países vizinhos da Alemanha, Áustria e Suíça e suas línguas; formas de moradia na Alemanha, Suíça e Áustria; algumas diferenças nas formas de cumprimento na Alemanha, Áustria e Suíça; a vida cultural de Leipzig; atrações turísticas em  Berlim; Férias na Alemanha; estatísticas sobre o dia-a-dia dos alemães; Produtos de origem alemã, austríaca e suíça; Prato típico da Alemanha; Hábitos alimentares na Alemanha.

BIBLIOGRAFIA:

DAVIES, Helen, STEINER, Stefanie. Das Bildwörterbuch. Munique, ars edition, 1990 ;

FUNK, Hermann, KUHN, Christina. Studio [21] Das Deutschbuch A1. Cornelsen Schulverlage GmbH, Berlim, 2013;

GEMEINSAMER EUROPÄISCHER REFERENZRAHMEN (GER) FÜR SPRACHEN. Disponível em <>www.europaeischer-referenzrahmen.de/> Acesso em 10 jun. 2016

GERBES, Johannes, VAN DER WERFF, Frauke. Fit für’s Goethe-Zertifikat A1. Start Deutsch 1. Hueber Verlag, Ismaning, Alemanha, 2007 ;

KELLER, Alfred J.. Dicionário Escolar Alemão. Alemão – Português, Português – Alemão.  São Pualo, Editora Melhoramentos, 2002 ;

REIMANN, Monika.  Gramâtica essencial do alemão: eplicações e exercícios. Max Hueber Verlag, Ismaning, Alemanha, 2004 ;

WEERMANN, Eva Maria. Im Griff, Wortschatz-Übungen Deutsch. Die wichtigsten Vokabeln einfach üben. Stutgart, Ernst Klett Sprachen GmbH, 2005

 

ALEMÃO A2

 

EMENTA

Desenvolvimento, em nível A2, de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua alemã, nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Compreender textos de folhetos informativos. Falar sobre a imigração; falar sobre a própria biografia; comparar cidades e países; falar sobre suas motivações; reconhecer palavras alemães. Falar sobre a familia; descrever fotos de famílias; parabenizar alguém; convidar; expressar sua opinião. Falar sobre viagens: planejar uma viagem, fazer reserva de hotels, comprar uma passsagem de avião,trem e ônibus; falar sobre os horários de chegada e partida; fazer suposições sobre viagens.Falar de seu tempo livre, lazer e interesses; reagir positivo ou negativamente; expressar suas emoções;  falar sobre clubes. Falar sobre a mídia; escrever torpedos; compreender e dar informações sobre um gráfico; reagir a uma reclamação de um cliente. Falar sobre o tempo livre: falar de suas preferências; compreender um cardápio; fazer o pedido num restaurante; Conversar sobre como conhecer novas pessoas. Falar sobre as vantagens e desvantagens da vida na cidade e no campo; compreender um anúncio de aluguel de apartamento; planejar a mudança de apartamento / casa; falar sobre acidentes domésticos. Falar sobre seus interesses culturais; planejar a visita a uma cidade e a um teatro; comparar a vida de antigamente com a atual.  Falar sobre profissões: desejos e biografias; compreender anúncios de oferta de emprego, entender e escrever um currículo; deixar um recado por telefone; pedir de forma mais formal. Perguntar e dar informações acerca de festas e costumes; falar sobre presentes; comparar festas e comemorações; falar sobre condições e consequências. Expressar emoções e reagir às emoções de outros; falar sobre um filme e resumí-lo; apresentar pessoas famosas. Falar sobre invenções: descrever seus funcionamento, sua finalidade, os momentos em que são usados; Descrever uma receita; analisar um gráfico.

2. Competências (inter)culturais

Informações sobre a vida cotidiana e cultural na Alemanha, Áustria e Suíça; BiografÍas de alguns imigrantes na Alemanha; a língua alemã na internet; a vida de au-pair na Alemanha, Áustria e Suíça. Felicitações e presentes mais comuns. Estatísticas sobre os esportes mais praticados na Alemanha; as atividades de tempo livre mais comuns e a vida nos Vereine na Alemanha. Os meios de comunicação mais comuns na Alemanha ; a vida digital na Alemanha. Pratos típicos na Alemanha ; a vida social na Alemanha. As vidas urbana e campestre na Alemanha ; uma banda musical alemã e suas letras num dialeto alemão ; Competição cultural entre cidades na Europa (foco na Alemanha) ; uma obra literária clássica alemã (Goethe, O sofrimento do jovem Werther) ; a vida do escritor Johann Wolfgang von Goethe ; pontos turísticos em Weimar/ Alemanha. A formação profissional na Alemanha ; currículo vitae em alemão ; Uma intonação considerada polida na Alemanha . Festas e comemorações mais comuns na Alemanha. Invenções alemãs, austrícas e suíças.

BIBLIOGRAFIA:

BILLINA, Anneli.  HÖREN & SPRECHEN A2. Hueber Verlag GmbH & Co.KG, Ismaning, Alemanha, 2012 ;

BILLINA, Anneli.  LESEN & SCHREIBEN A2. Hueber Verlag GmbH & Co.KG, Ismaning, Alemanha, 2012 ;

Deutsch perfekt, Einfach Deutsch Lernen. Planegg : Spotlight-Verlag ;

FUNK, Hermann, KUHN, Christina. Studio [21] Das Deutschbuch A2. Cornelsen Schulverlage GmbH, Berlim, 2014 ;

GEMEINSAMER EUROPÄISCHER REFERENZRAHMEN (GER) FÜR SPRACHEN. Disponível em <>www.europaeischer-referenzrahmen.de/> Acesso em 10 jun. 2016

KELLER, Alfred J.. Dicionário Escolar Alemão. Alemão – Português, Português – Alemão.  São Pualo, Editora Melhoramentos, 2002 ;

MAENNER, Dieter.  Prüfungstraining Start Deutsch 2. Cornelsen Schulverlage GmbH, Berlim,  2014 ;

REIMANN, Monika.  Gramâtica essencial do alemão: eplicações e exercícios. Max Hueber Verlag, Ismaning, Alemanha, 2004;

SWERLOWA, Olga. Grammatik & Konversation. Arbeitsblätter für den Deutschunterricht für die Nieveaustufe A1, A2, B1. Berlim e Munique, Langenscheidt KG, 2002 ;

WEERMANN, Eva Maria. Im Griff, Wortschatz-Übungen Deutsch. Die wichtigsten Vokabeln einfach üben. Stutgart, Ernst Klett Sprachen GmbH, 2005.

 

ALEMÃO B1

EMENTA

Desenvolvimento, em nível B1, de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua alemã, nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Falar sobre lembranças, recontar uma história; falar e escrever um texto sobre si mesmo. Falar sobre o tempo: a percepção do tempo e o tempo de vida; a história do Portão de Brandemburgo; compreender um trecho de um romance do autor Michael Ende: texto escrito e audiolivro; compreender um poema de Johann Wolfgang von Goethe;  falar sobre história da Alemanha. Falar sobre situações cotidianas: situações que causam estresse, diálogos no banco e na delegacia; falar sobre estresse:fatores que podem causar estresse e como combatê-lo; compreender diferentes tipos de textos: formulários bancários, ditados, artigo de uma revista e uma história em quadrinhos. Falar sobre homens e mulheres: clichês e relacionamentos; compreender diferentes tipos de textos: informações de um dicionário monolíngue, uma transcrição de uma entrevista, esquete, a letra de uma música, um diálogo na rádio. Compreender informações sobre uma região na Alemanha e falar sobre ela: sua história, seu desenvolvimento, mercado de trabalho, dialétos; compreender informações acerca do seguro de acidentes pessoais na Alemanha; compreender diferentes tipos de textos: comunicado de imprensa, história em quadrinhos escrito em um dialeto e a letra de uma música escrita em um dialéto. Falar sobre o sistema educacional na Alemanha: a escola primária e secundária; as profissões no âmbito da escola; comparar os sistemas escolares de diferentes países; falar de seus desejos; compreender diferentes tipos de textos: horários escolares, gráficos e entrevistas. Elaborar uma apresentação. Falar sobre o clima e o tempo: descrever o meio-ambiente e os problemas envolvidos e suas causas, fazer uma previsão; expressar contradições; falar de condições e consequências. Analisar situações consideradas constrangedoras; falar sobre boas maneiras; compreender textos de um manual de boas maneiras; reconhecer conflitos, compreendê-los e resolvê-los. Falar sobre as diferentes fases na vida: infâncias, juventude, fase adulta, velhice; compreender um texto literário; conversar sobre conflitos; fazer suposições. Falar sobre a migração: problemas, medos e esperanças. Compreender diferentes tipos de textos: um filme, uma resenha, receitas e estatísticas. Conversar sobre a Europa e descrevê-la: sua imagem dentro e fora da Europa, suas instituições políticas; mencionar alternativas e contrastes. Conversas casuais (small talk).

2. Competências (inter)culturais

A vida cotidiana na Alemanha; fatos históricos sobre a Alemanha; problemas comuns no banco, na delegacia, o que é considerado estressante. O papel do homem e da mulher na sociedade alemã em comparação com os em outros países europeus. A história e algumas caraterísticas de uma região industrializada na Alemanha. O sistema educacional na Alemanha. O futebol alemão. A mudança climática na Alemanha, Áustrie e Suíca. Sustentabilidade (na Alemanha). Normas de conduta na Alemanha. Formas de convicência entre as gerações na Alemanha. A situação dos migrantes na Alemanha no decorrer dos últimos séculos. Emigrantes alemães e suiços. Instituições políticas na Europa (inclusive da Alemanha).

BIBLIOGRAFIA:

FUNK, Hermann, KUHN, Christina, DEMME, Silke, WINZER, Britta. Studio d B1 Deutsch als Fremdsprache. Kurs- und Übungsbuch mit Zertifikatstraining. Cornelsen Verlag, Berlim, 2007 ;

Deutsch perfekt, Einfach Deutsch Lernen. Planegg : Spotlight-Verlag ;

DITTRICH, Roland, MAENNER, Dieter. Prüfungstraining. Goethe-/Ösd-Zertifikat B1. Cornelsen Schulverlage GmbH, Berlim,  2014 ;

GEMEINSAMER EUROPÄISCHER REFERENZRAHMEN (GER) FÜR SPRACHEN. Disponível em <>www.europaeischer-referenzrahmen.de/> Acesso em 10 jun. 2016

KELLER, Alfred J.. Dicionário Escolar Alemão. Alemão – Português, Português – Alemão.  São Paulo, Editora Melhoramentos, 2002 ;

KUNKEL-RAZUM, Dr. Kathrin,  KRAIF, Ursula, TOMASZEWSKI, Andreas. Wörterbuch. Deutsch als Fremdsprache. Ismaning, Max Hueber Verlag, 2003 ;

REIMANN, Monika.  Gramâtica essencial do alemão: eplicações e exercícios. Max Hueber Verlag, Ismaning, Alemanha, 2004;

SWERLOWA, Olga. Grammatik & Konversation. Arbeitsblätter für den Deutschunterricht für die Nieveaustufe A1, A2, B1. Berlim e Munique, Langenscheidt KG, 2002 ;

WAHRIG-BURFEIND, Dr. Renate. Wahrig. Großwörterbuch. Deutsch als Fremdsprache : das neue Standardwerk, das speziell auf die Bedürfnisse von Deutschlernern ausgerichtet ist ; mit rund 70000 Stichwörtern, Anwendungsbeispielen und Redewendungen sowie zahlreichen Informationen und Hilfestellungen zur kreativen Wort- und Satzbildung. Gütersloh e München, Wissen-Media-Verlag ;

WEERMANN, Eva Maria. Im Griff, Wortschatz-Übungen Deutsch. Die wichtigsten Vokabeln einfach üben. Stutgart, Ernst Klett Sprachen GmbH, 2005.

 

ALEMÃO B2

 

EMENTA

Desenvolvimento, em nível B2, de competência linguística referente ao uso e compreensão da língua alemã nas quatro habilidades: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral.

PROGRAMA

1. Competências comunicativas

Conversar com pessoas conhecidas que tenham opiniões contrárias: Recontar uma história; falar sobre suas experiências; analisar gráficos e estatísticas; manifestar surpresa em relação às informações obtidas; fazer suposições; fazer restrições; mostrar interesse; expressar sua opinião; manifestar compreensão. Descrever uma experiência pessoal: contar um experiência vivida, relatá-la, descrever um evento ou uma situação especial; descrever um evento ou uma situação com base em anotações; descrever acontecimentos que se repetiam; resumir informações obtidas; escrever uma letra para uma música romântica; pesquisar sobre contos de fada alemães menos conhecidos. Descrever experiências e emoções: ilusões de ótica, comemorações familiares ou desconhecidas, rituais, experiências pessoais, sentimentos; reagir emocionalmente; elaborar textos diferentes: anotações e textos mais longos baseados nas anotações; pesquisar sobre festas e comemorações alemãs menos conhecidas. Apresentar áreas de seus interesses: elaborar uma resenha sobre um filme ou um livro, descrever as regras de um jogo, explicar uma receita; descrever uma situação conflituosa no lugar de trabalho; opinar de forma crítica sobre um fato; falar de suas intenções e objetivos. Conversar casualmente: falar sobre suas atividades preferidas, manifestar espontaneamente seu interesse, falar de um objeto muito estimado; escrever um torpedo; resumir informações recebidas; elaborar, em grupo, a continuação de um texto literário. Descrever problemas e discutir sobre possíveis soluções: argumentar a favor e contra um assunto, propor soluções, ponderar as soluções propostas; falar sobre sua participação em uma competição; explicar regras de um esporte. Planejar um projeto em grupo: elaborar, em grupo, uma apresentação, planejar uma excursão; descrever placas de indicação; escrever uma carta de leitor; explicar as diferentes conotações da palavra verrückt. Participar de debates formais: expor seus argumentos numa carta ao editor, resumir informações obtidas, encontrar explicações, avaliar uma situação, fazer suposições acerca de motivos, explicar uma decisão, participar de debates públicos. Chegar a um acordo: justificar uma atitude errada e condená-la, encontrar uma solução em uma situação de conflito, liderar uma conversa em grupo; falar sobre preconceitos; elaborar textos por escrito: posting e uma carta de reclamação. Conversas diárias: conversar por telefone; descrever alguém, falar sobre pontos de vista e experiências, chegar a um acordo; resumir informações; resumir argumentos; avaliar o engajamento social. Solicitar e oferecer ajuda ou conselhos: trocar ideias, conversar sobre estratégias, descrever problemas, analisar opções, descrever um problema, resumir o conteúdo, dar dicas, reagir a dicas, avaliar uma situação na retro perspectiva, falar sobre diferenças culturais; elaborar diferentes textos por escrito: carta de reclamação, anotações, diálogos. Chegar a acordos: fazer suposições, destacar a importância de alguma coisa, comparar informações, avaliar a carreira de alguém e reagir a avaliação alheia, propor medidas, avaliar as sugestões, elaborar um acordo; elaborar diferentes textos por escrito: torpedo, a biografia de uma pessoa, uma carta de reclamação. Apresentar e descrever algum produto ou uma pessoa: falar sobre acontecimentos no passado, falar sobre um monumento, uma pessoa importante, apresentar alguém para um grupo, dar as boas-vindas a participantes de uma conferência, avaliar o comportamento de alguém; elaborar diferentes textos por escrito: resumo de um texto técnico, resumo de um texto literário, uma biografia. Pedir informações e resumi-las: fazer suposições sobre a sua língua materna, acrescentar novas informações, argumentar e convencer alguém, dar dicas, destacar o mais importante. Apresentar uma palestra: apresentar um lugar, comparar informações e argumentos, apresentar um produto, apresentar um projeto, argumentar falar de preferências, falar de vantagens,; elaborar diferentes textos por escrito: fazer anotações sobre informações, ideias, opiniões. Conversar em um grupo e planejar uma atividade em conjunto: Falar sobre música, falar sobre a finalidade de alguma ação, resumir informações, fazer avaliações, falar de suas experiências, fazer perguntas e respondê-las, argumentar, falar sobre o conteúdo de um livro, avaliar o livro, fazer sugestões, reagir às sugestões de outros, expressar sua opinião, reagir às opiniões de outros, pedir a resposta mais detalhada e dar esta resposta, tomar a palavra.

2. Competências (inter)culturais

Contos de fada menos conhecidos mundialmente; Festas e comemorações na Alemanha, Áustria e Suíça; Revistas alemães, austríacas e suíças; Informações acerca de uma parte da história de Berlim; A jornada de trabalho na Alemanha. O conceito de quais atos ilícitos são aceitos pela sociedade (alemã) e a do aluno; direito a voto na Alemanha, Áustria e Suíça. O significado das diferentes cores para os alemães; formas de moradia na Alemanha Oriental. O sistema educacional na Alemanha. Formas de lidar com o passado alemão: monumentos, exposições, discussões; migrantes na Alemanha. Limites para a importação de produtos por passageiros, na Alemanha; formas de financiar o curso universitário, na Alemanha; o teatro alemão. Pontos turísticos na Alemanha, Áustria e Suíça; os casting-shows na Alemanha; informações sobre o cientista Alexander von Humboldt.

BIBLIOGRAFIA:

DALLAPIAZZA, Rosa-Maria, EVANS, Sandra, FISCHER, Roland, KILIMANN, Angela, SCHÜMANN, Anja, WINKLER, Maresa. Ziel B2 Deutsch als Fremdsprache, Kursbuch. Band 1 Lektion 1-8 Niveau B2/1. Isamining, Hueber Verlag, 2010 ;

DALLAPIAZZA, Rosa-Maria, EVANS, Sandra, FISCHER, Roland, KILIMANN, Angela, SCHÜMANN, Anja, WINKLER, Maresa. Ziel B2 Deutsch als Fremdsprache, Arbeitsbuch. Band 1 Lektion 1-8 Niveau B2/1. Isamining, Hueber Verlag, 2010 ;

DALLAPIAZZA, Rosa-Maria, EVANS, Sandra, FISCHER, Roland, KILIMANN, Angela, SCHÜMANN, Anja, WINKLER, Maresa. Ziel B2 Deutsch als Fremdsprache, Kursbuch. Band 2 Lektion 9-16 Niveau B2/2. Isamining, Hueber Verlag, 2013 ;

DALLAPIAZZA, Rosa-Maria, EVANS, Sandra, FISCHER, Roland, KILIMANN, Angela, SCHÜMANN, Anja, WINKLER, Maresa. Ziel B2 Deutsch als Fremdsprache, Arbeitsbuch. Band 2 Lektion 9 – 16 Niveau B2/2. Isamining, Hueber Verlag, 2013 ;

Deutsch perfekt, Einfach Deutsch Lernen. Planegg : Spotlight-Verlag ;

DITTRICH, Roland, MAENNER, Dieter. Prüfungstraining. Goethe-/Ösd-Zertifikat B1. Cornelsen Schulverlage GmbH, Berlim,  2014 ;

GEMEINSAMER EUROPÄISCHER REFERENZRAHMEN (GER) FÜR SPRACHEN. Disponível em <>www.europaeischer-referenzrahmen.de/> Acesso em 10 jun. 2016

KELLER, Alfred J.. Dicionário Escolar Alemão. Alemão – Português, Português – Alemão.  São Paulo, Editora Melhoramentos, 2002 ;

KUNKEL-RAZUM, Dr. Kathrin,  KRAIF, Ursula, TOMASZEWSKI, Andreas. Wörterbuch. Deutsch als Fremdsprache. Ismaning, Max Hueber Verlag, 2003 ;

REIMANN, Monika.  Gramâtica essencial do alemão: eplicações e exercícios. Max Hueber Verlag, Ismaning, Alemanha, 2004;

SWERLOWA, Olga. Grammatik & Konversation. Arbeitsblätter für den Deutschunterricht für die Nieveaustufe A1, A2, B1. Berlim e Munique, Langenscheidt KG, 2002 .

WAHRIG-BURFEIND, Dr. Renate. Wahrig. Großwörterbuch. Deutsch als Fremdsprache : das neue Standardwerk, das speziell auf die Bedürfnisse von Deutschlernern ausgerichtet ist ; mit rund 70000 Stichwörtern, Anwendungsbeispielen und Redewendungen sowie zahlreichen Informationen und Hilfestellungen zur kreativen Wort- und Satzbildung. Gütersloh e München, Wissen-Media-Verlag.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910