Edital 01/2019 – Proficiência em Língua Estrangeira para Pós-graduação

Publicado o edital de realização dos Exames de Proficiência em de Leitura em Língua Estrangeira para processos seletivos de Programas de pós-graduação.

Objetivo:  Avaliar a compreensão de leitura em língua estrangeira para participação nos processos seletivos dos Programas de Pós-graduação stricto sensu da Ufes ou de instituições.

A seguir o cronograma com as principais etapas  das provas previstas para realização em 2019:

Edital 02/2019 – Proficiência em Língua Estrangeira para Mobilidade Estudantil (QUATRO HABILIDADES)

A partir de 2019, o Núcleo de Línguas realizará exames, semestralmente, com objetivo de avaliação do nível de proficiência em língua estrangeira, nas quatro habilidades (expressão oral, compreensão auditiva, compreensão de leitura e expressão escrita), em uma escala de A2 a B2, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas.

No primeiro semestre serão realizados exames de ESPANHOL, INGLÊS e ITALIANO e serão aplicados em duas etapas, parte escrita com duração de 3 (três) horas e parte oral com duração de até 20 minutos, no período destacado no cronograma a seguir:

2ª Prova de Nivelamento para o semestre 2019/1

O teste de nivelamento tem por objetivo avaliar o nível de conhecimento de candidatos que desejam ingressar em níveis não iniciantes nos cursos oferecidos no Núcleo de Línguas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano.

O teste de nivelamento destina-se:

·         aos interessados em se matricular nos cursos de línguas e já possuem conhecimento prévio sobre a língua estrangeira que deseja estudar;

Matrículas para alunos iniciantes 2019/1

O ingresso no nível iniciante dos cursos de línguas estrangeiras para o semestre 2019/1 dispensa conhecimento prévio no idioma. Maiores informações no menu ao lado aba inscrições / matrículas / alunos novos / iniciantes

Horário de funcionamento

Até o próximo dia 06 de fevereiro de 2019, o Núcleo de Línguas está em recesso de aulas.  Durante esse período o horário de atendimento ao público é das 8 às 18 horas. As principais atividades realizadas nesse período são manutenção predial, formação de professores, matrículas e rematrículas.

As aulas terão início a partir de 08 de fevereiro:

Resultado 2018/2 e rematrícula para 2019/1

O resultado do semestre 2018/2 está disponível no Núcleo de Línguas e no Portal do aluno a partir do dia 09 de janeiro de 2019. Maiores informações na aba Cursos de línguas/Alunos Núcleo de Línguas

Cursos especiais 2019/1

Serão ofertados os seguintes cursos para o semestre 2019/1:

Espanhol, Francês e Italiano - conversação

Matrícula: a partir do dia 17 de janeiro de 2019.

Pré-requisitos: Idade mínima de 18 anos e conhecimento mínimo de 3 anos de estudo no idioma.

- Aos interessados que não são alunos do Núcleo de Línguas será agendada uma entrevista para avaliação antes da matrícula.

Carga Horária: 30 horas
 Valor: 560,00

Maiores informações em:

Português língua estrangeira - PLE

Informações atualizadas em 07/01/2019

Público alvo: imigrantes, estudantes intercambistas e público estrangeiro em geral com idade mínima de 15 anos.

Inscrição: a partir do dia 08 de fevereiro de 2019.

Maiores informações no menu ao lado Cursos de línguas / Cursos / Português língua estrangeira PLE - regular

Sorteio de bolsas de estudo para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública

Os estudantes do Ensino Médio da rede pública poderão estudar gratuitamente nos cursos do Núcleo de Línguas da Ufes. As bolsas são para os níveis iniciantes de espanhol, francês, italiano ou inglês. As inscrições para o sorteio dessas bolsas devem ser feitas no período de 04 a 07 de dezembro de 2018, das 8 às 18 horas, na secretaria do Núcleo, localizado no campus de Goiabeiras.

Processo seletivo professores CLT 2019

O Núcleo de Línguas da Ufes abre processo seletivo simplificado para seleção de professores de:

ESPANHOL, FRANCÊS, INGLÊS E ITALIANO

para contratação imediata e/ou cadastro de reservas com validade de 1 ano, renovável por mais 1 ano.

Requisitos mínimos:

a) Formação em Letras, Educação ou área afim;

b) Preferencialmente, com experiência mínima de 2 anos como professor de língua estrangeira e domínio avançado do idioma - nível B2 do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas.