Exame de proficiência de leitura em língua estrangeira UFES 2018

Atualizado em 18/09/2018

Publicado o Edital  01/2018 para a realização dos Exames de Proficiência em Compreensão de Leitura em Língua Estrangeira para fins de participação nos processos seletivos dos programas de pós-graduação da UFES (mestrado e doutorado) ou de outras instituições:

Início das aulas 2018/2

INÍCIO DAS AULAS 2018/2
Sextas 03/08/2018
Sábados 04/08/2018
Segundas e Quartas 06/08/2018
Terças e Quintas 07/08/2018

Clique aqui para visualizar o material didático referente ao semestre 2018/2.

Matrículas para alunos iniciantes 2018/2

O ingresso no nível iniciante dos cursos de línguas estrangeiras para o semestre 2018/2 dispensa conhecimento prévio no idioma. Maiores informações no menu ao lado aba inscrições / matrículas / alunos novos / iniciantes

Português língua estrangeira - PLE

Informações atualizadas em 01/08/2018

Inscrição: a partir do dia 08 de agosto.

Maiores informações no menu ao lado Cursos de línguas / Cursos / Português língua estrangeira PLE - regular

Resultado 2018/1 e rematrícula para 2018/2

O resultado do semestre 2018/1 está disponível no Núcleo de Línguas e no Portal do aluno a partir do dia 16 de julho de 2018. Maiores informações na aba Cursos de línguas/Alunos Núcleo de Línguas

Prova de Nivelamento para o semestre 2018/2

O teste de nivelamento tem por objetivo avaliar o nível de conhecimento de candidatos que desejam ingressar em níveis não iniciantes nos cursos oferecidos no Núcleo de Línguas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano.

O teste de nivelamento destina-se:

·         aos interessados em se matricular nos cursos de línguas e já possuem conhecimento prévio sobre a língua estrangeira que deseja estudar;

Comunicado Biblioteca

Os alunos que possuem material emprestado ou pendências administrativas com a biblioteca têm até o dia 12 de julho para regularizar a situação.

A rematrícula ou emissão dos certificados dos cursos de línguas só será efetivada mediante a quitação das pendências.

Durante o recesso de aulas, a Biblioteca funcionará de segunda a sexta, de 8h a 18h.

III Encontro de Línguas e Culturas

No próximo dia 7 de julho de 2018, acontecerá o III Encontro de Línguas e Culturas realizado pelo Núcleo de Línguas que reunirá alunos e professores em oficinas e atividades diversificadas.

O evento é gratuito e aberto aos alunos e demais interessados da comunidade externa, com o objetivo de propiciar momentos de interação, expansão e troca de conhecimento linguístico e cultural.

Haverá oficinas em todos os idiomas ensinados no Núcleo de Línguas e nos intervalos haverá apresentação de comidas típicas.

Sorteio de bolsas de estudo para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública

Os estudantes do Ensino Médio da rede pública poderão estudar gratuitamente nos cursos do Núcleo de Línguas da Ufes. As bolsas são para os níveis iniciantes de espanhol, francês, italiano ou inglês. As inscrições para o sorteio dessas bolsas devem ser feitas no período de 12 a 15 de junho de 2018, das 8 às 18 horas, na secretaria do Núcleo, localizado no campus de Goiabeiras.

Publicado edital do Celpe-Bras 2018

O edital do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2018 foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira, 18 de maio, no Diário Oficial da União (DOU). Em 2018, o Exame será realizado em edição única, com provas entre 1º e 5 de outubro. O Celpe-Bras é destinado a estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior, cuja língua materna não é a Língua Portuguesa.