XVIII edição da Semana da Língua Italiana no Mundo

"O italiano e a rede, as redes para o italiano". Este é o tema, escolhido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália para a XVIII edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, que acontecerá do dia 15 ao dia 21 de outubro de 2018, na Ufes no campus de Goiabeiras.  Um tema complexo e de muitas interpretações.

O que significa hoje informar-se, ler, gerar um pensamento crítico? As novas tecnologias nos permitem veicular milhares de informações a um público muito vasto e em tempo recorde. E o que fica dessa comunicação na nossa vida?  É nesta comunicação veloz e apressada e, muitas vezes imprecisa, que frequentemente perde-se o verdadeiro significado das palavras. A semana da língua italiana é um projeto que coloca em evidência a importância das palavras, remetendo-nos ao quanto a língua italiana (a quinta mais estudada no mundo) é ainda hoje um utilíssimo veículo de transmissão das ideias e das relações.

Além disso, o evento conta com uma exposição de banners exclusiva dos estudantes do Núcleo de Línguas da Ufes que pretende mostrar as múltiplas possibilidades de se aprender italiano por meio da rede, além de algumas invenções italianas que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia ao longo dos tempos. Neste ano, ainda celebramos os 05 anos do curso de graduação presencial em Letras Português/Italiano, os 15 anos do curso de extensão de italiano do Núcleo de Línguas e os 25 anos de criação da Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo - ALCIES.

Vale ressaltar que uma equipe do Arquivo Público participará do evento para emitir ao público o “Registro de Entrada do Imigrante”.

Confira a Programação: